Sábado, 23 de Novembro de 2024
Mundo
13/02/2013 06:33:35
Jornais nos EUA ganham fôlego, e setor tem otimismo
A aposta dos jornais nos EUA em novas plataformas e a recuperação econômica incipiente do país deram fôlego às empresas tradicionais de mídia impressa no fim de 2012, e analistas já veem sinais de estabilidade no mercado.

Folha/PCS

Imprimir
\n \n A aposta dos jornais nos EUA em novas plataformas e a recuperação econômica\n incipiente do país deram fôlego às empresas tradicionais de mídia impressa no\n fim de 2012, e analistas já veem sinais de estabilidade no mercado. \n \n Três de quatro grandes grupos de mídia que anunciaram resultados na semana\n passada tiveram aumento de receita no fim de 2012: a New York Times Company, a\n dona do "Wall Street Journal" (News Corp.) e a proprietária do\n "USA Today" (Gannett). \n \n A McClatchy, que publica jornais como o "Miami Herald", manteve-se\n estável. \n \n No ano fechado de 2012, as donas do "New York Times" e do\n "USA Today" também ampliaram a receita acima do esperado o lucro\n anual da primeira também cresceu. \n \n Um avanço mais forte do setor em 2012 esbarrou nos custos de reestruturação\n (pagamento de direitos trabalhistas e investimentos, além de mudanças\n tributárias). \n \n A receita do braço editorial da News Corp., do magnata Rupert Murdoch, teve\n contração de 0,8% no segundo semestre de 2012 o ano fiscal da empresa acaba em\n junho. \n \n O faturamento da McClatchy, do "Miami Herald", caiu 3,1% em 2012,\n resultado afetado pela redução dos anunciantes e pelo pagamento de dívidas,\n além de custos de reestruturação. \n \n A empresa, porém, espera melhora neste ano, com maior investimento em meios digitais\n e assinaturas pagas. \n \n "Parece que o [jornalismo] impresso está se estabilizando, e a\n expectativa de vida hoje é maior do que a esperada há alguns anos", disse\n Rick Edmonds, pesquisador do Instituto Poynter especializado em mercado de\n mídia. \n \n "Mas é muito otimismo apostarmos que o pior já passou", advertiu,\n evocando o dinamismo do mercado. "Acho que faz sentido, porém, dizer que\n as coisas melhoraram, sobretudo em relação aos primeiros anos de crise\n [econômica global]. E estão melhores do que há um ou dois anos porque há mais\n coisas acontecendo." \n \n Uma das "coisas acontecendo" é o uso do chamado "paywall\n poroso" a cobrança para acesso ao site após um determinado número de\n textos lidos por mês, iniciada pelo "New York Times" e usada também\n pela Folha e por cerca de 450 jornais nos EUA. \n \n O sistema tem trazido retorno para grandes publicações e também para\n regionais. \n \n A conjugação de novos elementos (sobretudo vídeo) para explorar as novas\n plataformas de mídia e a diversificação de produtos não jornalísticos como\n assessoria para otimização dos sites das empresas em mecanismos de busca também\n estão revitalizando o setor.\n \n \n
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias