G1/LD
ImprimirA primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou nesta quarta-feira (14) a expulsão de 23 diplomatas russos em retaliação contra o envenenamento do ex-espião russo na Inglaterra. Os contatos bilaterais de alto nível com a Rússia também foram suspensos.
Essa é a maior expulsão de representantes estrangeiros do Reino Unido desde a Guerra Fria, de acordo com a Associated Press.
O Reino Unido acredita que a Rússia seja responsável pelo ataque contra o ex-coronel do serviço de inteligência russo Sergei Skripal. Theresa May já havia dado um ultimato para o governo russo esclarecer o caso. Porém, os russos afirmaram que só se pronunciariam após receber uma amostra da substância que foi usada no caso no ataque ao ex-espião.
A Rússia nega envolvimento no ataque e já afirmou que qualquer medida punitiva provocaria uma resposta. Envenenamento
Sergei Skripal e sua filha Yulia, de 33 anos, foram contaminados por um agente nervoso na cidade britânica de Salisbury, em 4 de março. Eles foram encontrados inconscientes em um banco da catedral da cidade e foram levados ao hospital, onde estão internados em estado crítico. O caso está sendo tratado como tentativa de homicídio.
Skripal traiu dezenas de agentes russos para a inteligência britânica antes de ser preso, em Moscou, em 2004. Ele foi sentenciado a 13 anos de prisão, em 2006, e em 2010 recebeu refúgio do Reino Unido, após ser trocado por espiões russos.
Um policial britânico que foi um dos primeiros a atender Skripal também foi afetado pelo agente nervoso. Ele está consciente, em situação séria, mas estável, de acordo com a polícia.