G1/PCS
ImprimirOs 12 meninos e seu treinador de futebol presos em uma caverna inundada na Tailândia estão em "bom estado de saúde", informou a Marinha tailandesa, que nesta quarta-feira (4) publicou um novo vídeo do grupo.
Após 9 dias de buscas, os meninos - com entre 11 e 16 anos - e treinador, de 25 anos, foram encontrados na noite de segunda-feira (2), por dois mergulhadores britânicos. Eles se abrigaram na caverna Tham Luang, no dia 23 de junho, e foram surpreendidos pela inundação provocada pelas fortes chuvas.
A Marinha afirma que, depois de comerem, todos foram examinados por um médico militar. As autoridades não precisam quando eles serão retirados e como pretendem fazer isto através de um longo trecho de caverna inundada.
No vídeo, gravado na terça-feira, 11 meninos fazem uma saudação, dizem seu nome e revelam dizem “estar bem de saúde". A Marinha não explicou porque o 12º menino e o treinador não gravaram suas mensagens. No primeiro contato que tiveram os mergulhadores, os meninos perguntaram quando sairiam de lá e disseram que estavam com fome.
"Estou muito feliz. Ele está magro", afirmou Bew, que é mãe de um dos meninos, ao ver o vídeo exibido pelos socorristas em uma tela sob uma barraca, que não fica muito distante da entrada da caverna.
De acordo com a France Presse, o grupo já começou a ser treinado para o mergulho, mas os socorristas salientaram que não pretendem se precipitar com a evacuação, que será complicada.