Sábado, 23 de Novembro de 2024
Mundo
09/08/2017 16:27:00
Rafa Márquez, zagueiro do México, é sancionado por vínculo com narcotraficante

O Globo/LD

Imprimir

O zagueiro mexicano Rafa Márquez, de 38 anos, está entre 22 pessoas sancionadas pelo Departamento do Tesouro dos EUA nesta quarta-feira por suposto vínculo com um narcotraficante. A informação foi veiculada pela agência de notícias Associated Press.

O Tesouro americano também sancionou 43 entidades no México, entre elas um clube de futebol e um cassino. As autoridades dos EUA determinaram o congelamento de bens de Rafa Márquez, que atuou pela seleção do México em quatro Copas do Mundo (2002, 2006, 2010 e 2014).

O zagueiro ainda não se pronunciou sobre o assunto. A última competição de Rafa Márquez pela seleção mexicana foi a Copa das Confederações deste ano, na Rússia. Márquez tem passagens por Barcelona-ESP, Monaco-FRA e Red Bull-EUA, e atualmente está no Atlas-MEX, da primeira divisão do México.

As sanções são vinculadas ao suposto envolvimento do jogador com o narcotraficante Raúl Flores Hernández, que atuava a serviço do cartel de Sinaloa, no México. Conhecido como "El Tío", Flores Hernández estava na mira de autoridades dos EUA há pelo menos dez anos, por sua atuação no comércio de drogas e lavagem de dinheiro.

De acordo com a investigação dos EUA, Márquez e as outras pessoas sancionadas atuam como "laranjas" de Flores Hernández. Foram obtidos registros de empresas, em nome do zagueiro mexicano, que teriam conexões com o narcotraficante.

Além do congelamento de bens de Rafa Márquez nos EUA, as autoridades americanas também solicitam o cancelamento de seu visto de entrada no país.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias