Agência Brasil/LD
ImprimirPortugal enfrenta hoje (9) muita chuva e ventos fortes, essa situação deve se agravar nos próximos dias. Com a chegada da tempestade Félix, as rajadas de vento devem ultrapassar 100 km/h e ondas de até 15 metros devem atingir a costa do país. Há ainda a previsão de chuva de granizo em diversas regiões e queda de neve acima dos 800 metros de altitude.
Na manhã de hoje, a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional de Portugal alertaram para o agravamento do estado do mar nos próximos dias, principalmente na madrugada de sábado para domingo.
Devido ao mau tempo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou aviso laranja todos os distritos do litoral, além de Viseu, Vila Real e também da Ilha da Madeira.
Em Lisboa, a Torre de Belém, famoso monumento da capital, foi fechada para visitação. E no Rio Tejo, as embarcações que fazem travessia podem sofrer interrupções ou adiamentos devido a forte ondulação das águas.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) fez um alerta para que a população fique atenta à formação de gelo, cheias, inundações e queda de árvores. A ANPC aconselhou que os motoristas reduzam a velocidade e que as pessoas tenham atenção especial em áreas arborizadas, na orla costeira e em zonas ribeirinhas.
A tempestade Félix vai afetar Portugal, Espanha e França, seguindo na direção das Ilhas Britânicas.