G1/LD
ImprimirUm terremoto de magnitude 6 atingiu o Equador na manhã deste domingo (3), provocando cortes de energia, mas sem deixar vítimas nem causar danos maiores.
O tremor ocorreu às 6h19 locais (9h19 em Brasília), de acordo com o Instituto Geofísico do Equador e o Serviço Geológico dos EUA, na Baía de Caraquez, a 73 quilômetros a norte-nordeste da cidade de Portoviejo.
De acordo com o site da rede Ecuavisa, houve cortes no abastecimento de energia elétrica e danos em um hospital de câncer na cidade de Portoviejo. Não há relato de vítimas ou danos maiores à infraestrutura, segundo o governo local.
O Instituto Oceanográfico da Armada descartou a possibilidade de tsunami (formação de ondas gigantes de potencial destrutivo) no litoral.
A localidade atingida fica na província de Manabí, a mais afetada pelo abalo de magnitude 7,8 que deixou mais de 670 mortos no país em abril de 2016, além de provocar US$ 3 bi em prejuízoa.
O sismo deste domingo foi sentido em 10 das 24 províncias do país, segundo a Secretaria de Gestão de Riscos. É o quarto tremor na região em duas semanas, segundo a imprensa local.
Localizado entre as placas tectônicas Nazca e Sul-Americana, o Equador é bastante propenso a sofrer terremotos.