G1/PCS
ImprimirUm veleiro argentino que estava desaparecido desde a semana passada foi localizado por volta das 10h desta sexta-feira (22) na região Sul de Florianópolis, na Ilha dos Corais. Conforme a Capitania dos Portos, a embarcação pode ter sido atingida por um raio no mar, que fez o motor parar de funcionar.
Ainda não há informações sobre o número de pessoas encontradas na embarcação, mas elas estariam bem, segundo a Marinha.
A embarcação, de nome Taipan, saiu de Florianópolis, em Santa Catarina, em 9 de julho e deveria chegar a La Plata, na Argentina, no dia 14. Como não chegou ao destino, o proprietário do barco, Cristian Ernesto Bratulich, estranhou a situação e pediu ajuda. As buscas começaram em 16 de julho.
Reboque
Segundo a Capitania dos Portos, o veleiro foi localizado pelo sistema de monitoramento da Marinha em Rio Grande, no Rio Grande Sul, que solicitou um reboque da Capitania dos Portos. Com auxílio de uma embarcação do Iate Clube Veleiros da Ilha, o resgate foi ao encontro da embarcação.
“Até as 15h desta sexta, o veleiro deve estar no Iate Clube. Sabemos que a tripulação passa bem. Não temos informação, por enquanto, sobre quantas pessoas estão a bordo”, disse o capitão Juares Pereira de Mello.
O veleiro possui aproximadamente 10 metros de comprimento e o proprietário não soube informar quantos tripulantes estavam a bordo.
Força-tarefa
As buscas da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Marinha foram feitas entre Florianópolis e Chuí, no Rio Grande do Sul. Um helicóptero, um navio da Marinha e um avião da FAB auxiliaram na ocorrência. As marinhas do Uruguai e da Argentina também participaram.