Midiamax/LD
ImprimirCarregamento de maconha que saiu de Ponta Porã e foi apreendido na última quarta-feira (30) em Rancho Queimado (SC), foi a maior apreensão da droga na história de Santa Catarina. O caminhoneiro de 32 anos acabou preso em flagrante, na ação conjunta entre Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.
De acordo com a Polícia Federal, a carga que totalizou 24,266 toneladas de maconha foi a maior já apreendida na história de Santa Catarina. A droga saiu da região de fronteira de Mato Grosso do Sul e atravessou os estados, até chegar nas proximidades do litoral catarinense, a poucos quilômetros de Florianópolis (SC).
O caminhoneiro conduzia um bitrem Scania, com placas de Abelardo do Sul (SC), carregado com soja e nota fiscal com destino a São Francisco do Sul (SC). Ele foi abordado após troca de informações entre as forças policiais, que identificaram o veículo suspeito que saiu de Ponta Porã.
A abordagem foi feita na BR-282 e o motorista, que é catarinense, revelou que levaria o entorpecente até Palhoça (SC), onde a droga seria redistribuída. Ele foi encaminhado para a PF em Florianópolis, bem como o caminhão com o entorpecente. Só na manhã de quinta-feira (1º) a droga foi separada da soja e pesada.
Conforme a polícia, foram aproximadamente 7 horas de trabalho para retirada dos fardos de maconha do caminhão, que estavam marcados com figuras diferentes. Isso indica que o entorpecente pertencia a grupos criminosos distintos ou a locais de entrega já pré-definidos. Ao todo, foram 24,277 toneladas de maconha apreendidas.
O suspeito foi preso em flagrante e responderá pelo tráfico interestadual. A polícia acredita que o prejuízo financeiro ao crime organizado seja estimado em R$ 24 milhões.