Sábado, 23 de Novembro de 2024
Polícia
20/09/2021 11:36:00
Defensoria Pública cria disque denúncia para casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes indígenas

Correio do Estado/LD

Imprimir

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul irá lançar na próxima quinta-feira (23), o disque denúncia para casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes indígenas.

Segundo coordenadora e Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica (Nupiir), e defensora pública de Segunda Instância Neyla Ferreira Mendes, a ação foi realizada, principalmente, após uma menina de 11 anos, da etnia Kaiowá, ter sido estuprada e jogada de um penhasco.

“Esse tipo de violência, prática contra meninas e meninos, infelizmente é recorrente nas aldeias e muitas pessoas, em especial como mães, permanecem sem silêncio, com medo de denunciarem, por se sentirem ameaçadas”, disse.

Para que o serviço possa chegar chegar nas comunidades indígenas, uma Defensoria Pública traduziu os materiais para as línguas Guarani e Terena.

Uma defensora pública-geral, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, disse que essa é mais uma iniciativa que irá ajudar a população indígena.

“Como estado que possui uma segunda maior população populaçãoena do Brasil, temos a missão de promover o acesso e a garantia dos direitos dessas crianças e adolescentes”, relatou.

Em julho a defensoria inicia o projeto “Van dos Direitos nas Aldeias”, com o objetivo de levar o atendimento para aqueles que não ir até às unidades, principalmente durante a pandemia da Covid-19.

O novo serviço foi viabilizado pelo Nupiir, em parceria com o Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca) e o Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem).

As denúncias podem ser feitas através do WhatsApp: (67) 99263-6212.

Na mensagem é importante que o denunciante informe: o nome da criança ou adolescente que está sofrendo abuso, a localidade e o nome da pessoa suspeita de crime.

O lançamento será no C entro de Referência de Assistência Social ( Cras) Indígena da Aldeia Bororó, às 9h, em Dourados.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias