Sábado, 23 de Novembro de 2024
Polícia
12/11/2014 08:05:00
Jovem é preso e adolescente detido por pesca predatória em Rio Verde
Os policiais encontraram os autores de posse de uma tarrafa e dois exemplares de peixes da espécie curimba.
Foto: Divulgação PM

Um jovem, de 19 anos, foi preso e um adolescente, de 17 anos, apreendido pela Polícia Militar por pescarem no período da piracema com petrechos proibidos, na tarde desta segunda-feira (10), em Rio Verde.

Segundo o 5° Batalhão da Polícia Militar, os policiais chegaram até os suspeitos após uma denúncia anônima informando que eles estavam pescando no Córrego Rio Verde, localizado na região central do município.

Imediatamente os militares se deslocaram até o local e encontraram os autores de posse de uma tarrafa e dois exemplares de peixes da espécie curimba.

Diante dos fatos ambos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil por pesca predatória, juntamente com a tarrafa e o pescado apreendido.

Piracema

Desde a quarta-feira (5), está proibida a pesca em todos os rios de Mato Grosso do Sul por conta da piracema, período de reprodução dos peixes. Está permitida apenas a pesca amadora nos lagos das usinas ao longo do leito, desde que sejam respeitados os 1.500 metros de distância das barragens. O período termina somente no dia 28 de fevereiro de 2015, até lá, a Polícia Militar Ambiental reforçará a fiscalização para combater o crime de pesca predatória.

Segundo a corporação, na bacia do rio Paraguai será permitida a pesca de subsistência ao morador ribeirinho, ou seja, a captura de peixes como alimento para a sobrevivência. Há restrição, no entanto, com relação à quantidade: 3 kg ou um exemplar, não sendo permitida em hipótese alguma a venda de peixes.

Para evitar a pesca predatória, um efetivo de 336 policiais estarão envolvidos na operação. Foram montados dez postos fixos avançados nas principais cachoeiras nos rios estaduais e da União: na Cachoeira Branca, no rio Verde em Água Clara; na Cachoeira do Sossego, no rio Aquidauana em Rochedo; na Cachoeira do Rio Anhanduí, em Santa Rita do Pardo; na Cachoeira do Serrano, no rio Aquidauana em Aquidauana; na Cachoeira das Palmeiras, no rio Taquari em Coxim; na foz do rio Aquidauana com o Miranda, em Miranda; no Parque Estadual Várzeas do Ivinhema, em Jateí e na Cachoeira do Salto Pirapó, rio Amambai em Amambai.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias