G1MS/LD
ImprimirO Instituto Homem Pantaneiro (IHP), uma organização não governamental (ONG) que atua na proteção do Pantanal em Mato Grosso do Sul, teve sua sede invadida e furtada na tarde deste domingo (17), em Corumbá. A ação do suspeito foi registrada por câmeras de segurança.
Segundo o IHP, os equipamentos furtados, que eram utilizados em estudos e pesquisas pela equipe do instituto, incluem três laptops, uma câmera fotográfica, três lentes, um tablet e dois drones.
"Esse furto representa um grande prejuízo financeiro; estimamos que foram levados em torno de R$35 mil em equipamentos. Além disso, o prejuízo se amplia porque são equipamentos utilizados em pesquisas pelos técnicos do IHP. Eles foram adquiridos por meio de doações de diversos parceiros, então teremos que nos mobilizar para reequipar os pesquisadores. O que foi levado possui rastreamento, e as autoridades já foram acionadas. Por isso, temos a expectativa de conseguir recuperar algo", afirma Betina Kellermann, secretária executiva do IHP.
O furto foi registrado pela Polícia Civil, que está trabalhando para identificar o suspeito e recuperar os equipamentos.