MMN/PCS
ImprimirA festa de Carnaval na noite de sexta-feira (10) em Corumbá, a 425 quilômetros de Campo Grande, foi marcada por pancadaria generalizada entre homens e mulheres.
Em um dos episódios, a confusão abre espaço entre a multidão, com pessoas trocando socos, chutes e puxão de cabelo. As pessoas acabam caindo no chão por várias vezes durante os golpes. O tumulto só termina quando o grupo de “brigões” se distancia, conforme as imagens compartilhadas pelas redes sociais.
Em outro registro de moradores da região, a confusão acontece na Rua Frei Mariano. Há troca de chutes entre dois homens, que acaba se tornando generalizada.
CONFIRA DICAS PARA CURTIR O CARNAVAL
Identifique postos policiais
Uma das primeiras coisas que todo folião precisa identificar assim que chegar aos locais de festejo são os postos de segurança, onde ficam os efetivos policiais que dão apoio ao evento. É lá o primeiro local onde as vítimas, seja de golpes, furtos, roubos, agressão, assédio ou até de estupros, precisam se dirigir após uma ocorrência.
Forme sua turma
Andar em grupo, marcar pontos de encontro em caso de se perderem e até rede de apoio caso alguém se sinta mal é uma grande estratégia para evitar que a folia acabe mais cedo. Deu vontade de ir ao banheiro? Não vá só: junte uma turma para evitar vulnerabilidades e sofrer um assalto, por exemplo.
Confira o preço
Comum em eventos com grandes aglomerações, o golpe da maquininha – na qual o ambulante insere valor superior ao produto adquirido confiante que o cliente não vai checar – é um dos campeões. Para evitar cair na armadilha, um dos caminhos é acionar a notificação de gastos do cartão no celular.
Aproximação vale à pena?
Além disso, a facilidade de pagar por aproximação se torna um risco – e não uma facilidade – em momentos de grande aglomeração. Isso porque, além dos clientes não checarem os valores antes de pagar, também é grande o risco de perder o cartão na multidão. Na dúvida, melhor desativar e retomar o benefício só na quarta-feira de cinzas.
Esse cartão é meu
Nem tudo são flores. Quem desativa a aproximação acaba ficando vulnerável à troca maliciosa de cartões, principalmente nesses modelos mais padronizados, como os roxinhos. Em posse do cartão, o trabalho dos golpistas fica mais fácil, principalmente com a aproximação ativada. Uma dica é personalizar o item, por exemplo, com adesivos, nunca entregar o cartão e ficar de olho no valor inserido.
Senhas complexas, biometria e segurança em 2 fatores
Quem vai levar celular para pedir o carro de aplicativo no fim da folia e também para garantir os cliques de carnaval precisa redobrar a segurança de acesso no dispositivo. Senhas complexas e autenticação de dois fatores com aplicativos como Google Authenticator podem evitar tragédias financeiras e sociais caso ladrões tenham acesso às redes sociais e aplicativos de banco em eventuais furtos ou assaltos. Vale lembrar que a maioria dos smartphones mais modernos possui a modalidade NFC, que permite pagamento com cartões de banco pré-inseridos. Para ativar a funcionalidade, os telefones exigem senha, mas se seu aparelho tiver biometria (seja por digital ou por face), ative-a, de forma que nenhum criminoso veja a sua senha sendo digitada.
Doleira e pochete
Bolsas para carregar itens de primeira urgência – de papel higiênico a desodorante – são comuns nos dias de folia. Contudo, os itens mais importantes, como telefone celular, dinheiro e documentos pessoais, precisam estar mais protegidos. Doleiras e pochetes que estejam escondidas sob as fantasias ou ao alcance do olhar (virada para frente do corpo, por exemplo) evitam a ocorrência de furtos.
Reduza o volume
Já que falamos muito em cartões e documentos de identificação, o ideal é diminuir o volume e levar apenas um. Se possui mais de uma conta, escolha uma e transfira a quantia que poderá gastar naquele dia, a fim de evitar um grande prejuízo em caso de furto ou roubo. No caso do documento de identificação, leve apenas um dos que são oficialmente aceitos.
Se beber, não dirija
Por fim, bebida e direção é combinação fatal e você já sabe disso. Melhor que curtir um bom carnaval, é chegar bem e em segurança a sua casa. Por isso, em vez de pegar a direção, prefira caronas amigas ou motoristas de aplicativos para o seu deslocamento. Também não aceite carona de desconhecidos, mesmo que sejam “amigos de amigos”.