Luma Danielle Centurion
ImprimirA PMA (Polícia Militar Ambiental) apreendeu 151 quilos de pescado, prendeu um pescador profissional e aplicou multa de mais de R$ 3 mil, durante fiscalização na tarde desta terça-feira (25), em Cassilândia.
Os policiais encontraram o peixe em um frízer de um pescador profissional, que apresentou licença profissional da cidade de São José do Rio Preto (SP) e que residia em um sítio às margens da rodovia MS-306, no município.
O homem não havia declarado estoque e apresentou uma nota fiscal de uma peixaria da cidade de Coxim de 118 quilos de pescado para justificar a origem do peixe, mas havia vendido, segundo suas notas de produtor, 124 quilos para um supermercado de Cassilândia, na data de 4/11/2014. Dessa forma, os peixes foram capturados durante o período de piracema e o pescador utilizava a nota para “esquentar” o pescado.
Os peixes e o frízer foram apreendidos e o infrator recebeu voz de prisão e foi conduzido, juntamente com o material apreendido, à delegacia de Polícia Civil de Cassilândia, onde foi autuado em flagrante pelo crime ambiental de armazenar produto da pesca predatória, que prevê a mesma penalidade para a pesca proibida. Se condenado, poderá pegar pena de um a três anos de detenção pelo crime ambiental. O infrator ainda foi autuado administrativamente e multado em R$ 3.700,00.
O pescado foi doado para o Lar dos Idosos, Lar da Recuperação e APAE de Cassilândia.