Luma Danielle Centurion
ImprimirA PMA (Polícia Militar Ambiental) de São Gabriel autuou o dono de uma chácara de Rio Verde por uma construção ilegal em alvenaria dentro de área de mata ciliar do rio (área de preservação permanente – APP).
Os militares realizavam fiscalização no rio Verde na tarde desta quarta-feira (26) quanco constataram a infração em uma chácara à margem do rio, a dois quilômetros da cidade.
A proprietária da chácara, 42 anos, residente em Campo Grande, realizou a construção da casa, para rancho de lazer, a 20 metros do leito do rio, em local que deveriam ser preservados 30 metros. Houve ainda a retirada da vegetação na área protegida para colocação de gramínea. A PMA também encontrou marcas de queima de vegetação no local, tudo sem a devida autorização ambiental.
As atividades foram interditadas. Pela infração administrativa, a proprietária recebeu multa de R$ 10 mil. Ela também responderá por crime ambiental, com pena prevista de um a três anos de detenção. A autuada ainda foi notificada a apresentar junto ao órgão ambiental estadual um plano de recuperação da área degradada e alterada (PRADA).