Sábado, 7 de Junho de 2025
Polícia
10/05/2023 07:58:00
PMA autua paulista por erosões em áreas degradadas de nascentes e matas ciliares

Luma Danielle Centurion

Imprimir
Foto: Divulgação PMA

Um paulista, de 44 anos, residente em Penápolis-SP, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 46.150,0, pelos danos ambientais por erosões em áreas protegidas por lei e córrego encontrados na sua propriedade no município de Cassilândia.

A autuação ocorreu na tarde desta terça-feira (9), quando Policiais Militares Ambientais de Cassilândia realizavam fiscalização nas propriedades rurais do município e autuaram o proprietário rural, em razão de degradação ambiental de áreas protegidas de nascentes e matas ciliares de córrego, devido a processos erosivos e consequente assoreamento de um curso d’água.

Na fazenda do autuado, foram encontrados sete pontos de erosões, afetando área total de 9,23 hectares, com processos erosivos do tipo ravinas e algumas voçorocas de grande porte que atingiram o lençol freático.

Os Policiais perceberam, que devido a remoção da vegetação sem quaisquer medidas de conservação do solo exigidas em Lei, aliada à alta declividade da bacia, bem como pisoteio de gado em área protegida de preservação permanente do que seria as matas ciliares e de nascentes, contribuíram com os processos erosivos e as degradações encontradas.

Todo o sedimento carreado dos processos erosivos, motivados pela falta de medidas de conservação, estavam contribuindo com o assoreamento de um córrego que corta a propriedade. O Infrator responderá por crime ambiental de destruir área de preservação permanente.

A pena é de um a três anos de detenção. A PMA determinou a interdição da área para proteção e recuperação, com proibição de atividades agrícolas e pecuárias. O proprietário também foi notificado a apresentar Projeto de Recuperação de Área Degradada e Alterada (PRADA) junto ao órgão ambiental.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias