Polícia
18/02/2013 08:48:45
PMA e SAS realizam abertura das atividades do Projeto Florestinha em Campo Grande
Nesta segunda-feira, às 14 horas, a PMA e a Secretaria Municipal de Assistência Social-SAS farão a abertura das atividades do Projeto Florestinha de Campo Grande em 2013.
Luma Danielle Centurion
Imprimir
\n \n Nesta segunda-feira,\n às 14 horas, a PMA e a Secretaria Municipal de Assistência Social-SAS farão a abertura\n das atividades do Projeto Florestinha de Campo Grande em 2013.\n \n Durante as férias o\n projeto fica desativado e retoma todas as atividades, logo no início do período\n letivo. São 60 alunos no Projeto de Campo Grande, porém, a PMA desenvolve o\n Projeto em vários outros municípios e atinge a quantidade de 500 crianças e adolescentes.\n A solenidade de abertura tem caráter importantíssimo para as crianças, pois\n representa o valor que os órgãos públicos responsáveis dão ao projeto e, então,\n as crianças sentem-se valorizadas.
\n
\n Os alunos estarão fardados e os novos serão apresentados aos alunos antigos, bem\n como receberão instruções sobre o funcionamento do Projeto, que como a Polícia\n Militar, baseia-se nA hierarquia e disciplina. O projeto em Campo Grande\n funciona no Parque Assaf Trad, à Avenida Assaf Trad, próximo ao Condômino\n Alphaville, sentido bairro centro.
\n
\n Como atualmente as crianças realizam trabalhos de Educação Ambiental, por meio\n de teatro de fantoches e palestras, com alunos de escolas públicas e privadas\n da Capital, bem como viajam ao interior para realizar este trabalho, em 15\n dias, estas atividades serão retomadas.\n \n No mês de novembro\n de 2013 o projeto completará 21 anos de criação.\n \n Histórico do Projeto\n Florestinha, objetivos e trabalhos desenvolvidos.
\n
\n O Projeto Florestinha é um trabalho social e ambiental desenvolvido Polícia Militar\n Ambiental, o qual trabalha com crianças e adolescentes carentes de 07 a 16\n anos, tirando-lhes das ruas, ou permitindo que eles caiam nas ruas, dando-lhes\n a chance de ter uma profissão e ensinando-lhes a serem cidadãos com\n sensibilidade ambiental. O projeto iniciou-se em 23 de novembro de 1992, no\n município de Campo Grande-MS com 50 crianças, em instalações localizadas em uma\n reserva ambiental de 180 hectares, no bairro Jardim Presidente, denominada\n Matas do Segredo.
\n
\n No início recebeu a denominação de Guarda Florestal Mirim. Em 23 de março de\n 1992 foi implantada como Patrulha Florestinha, que em convênio com o PROMOSSUL\n (Secretaria de Promoção Social do MS) foi possível melhorar o atendimento das\n crianças. Além das aulas de Educação Ambiental, reforço escolar e treinamentos\n que eram ministrados por policiais, passaram a receber acompanhamento\n psicológico, odontológico, reforço alimentar, vale
\n transporte e orientação profissional, que era feita por profissionais da Promossul,\n sempre em conjunto com os Policiais Ambientais.
\n
\n Em 2009 foram municipalizadas as ações sociais, passando a ser a parceria no\n projeto na Capital com a Secretaria Municipal de Ação Social-SAS.nbsp; Esta\n Secretaria desenvolve as atribuições a ela pertinentes, ou seja, contribuindo\n com funcionários da área de Educação e de assistência
\n social, os quais proporcionam às crianças acompanhamento escolar e demais atividades\n educacionais, além de reforço alimentar. A Polícia Militar Ambiental contribui\n efetivamente com o aprimoramento do caráter, da disciplina e do senso de\n responsabilidade das crianças, ministrando-lhes instruções de Moral e Cívica e,\n especialmente, de Educação Ambiental.
\n
\n Em 1998, a partir de parcerias com Prefeituras e outros órgãos, a PMA pôde\n implantá-lo em mais 04 municípios: Corumbá, Três Lagoas, Bataguassu e Bonito,\n onde foi fundada pela prefeitura, a Praça do\n Florestinha de Bonito,\n localizada na Avenida principal daquela cidade, onde há uma estátua de bronze\n de uma criança fardada.
\n
\n Em 2006, em parcerias com as prefeituras de Jardim e Guia Lopes da Laguna foi\n possível implantar o projeto nestes municípios e atender mais 100 crianças. Em\n 2008 foi implantado com 200 crianças em Três Lagoas. Em 2009 foi implantado em\n Aquidauana e Anastácio, com mais 120 crianças. A idéia é atender 1.000 crianças\n em todo o Estado e, além de tirá-las das ruas e dar formação social e\n ambiental, também poder encaminhá-las profissionalmente.
\n Em 2010 foi implantado o projeto em Coxim.
\n
\n Este projeto é reconhecido pela UNICEF e foi homenageado pela Câmara Municipal\n de Campo Grande, com o prêmio Ecologia e Ambientalismo. Possui grandes\n resultados alcançados, pois, várias crianças que por ele passaram tornaram-se\n jornalistas, geógrafos e vários outros profissionais que reconhecidamente\n admitem a influência do projeto no encaminhamento de
\n suas vidas.
\n
\n O projeto visa, entre outras coisas, a enfrentar o problema da marginalidade e\n da criminalidade crescente entre os jovens de bairros periféricos, uma vez que\n eles são expostos a essas mazelas da sociedade. A proposta é de não deixar que\n os atendidos pelo projeto venham a fazer parte dessas estatísticas. A educação,\n desenvolvimento artístico e cultural e recreação oferecida aos assistidos\n constituem as bases do projeto que, além de socialibilidade entre eles, cria\n também o significado de hierarquia militar e respeito ao próximo.
\n
\n As crianças utilizam o mesmo fardamento dos policiais militares ambientais,\n inclusive, em alguns dos projetos são instituídas as promoções como na carreira\n militar (de Soldado a Coronel), tendo como critérios principais para\n alcançá-las, as notas escolares,nbsp; comportamento e antiguidade no Projeto.\n As promoções são importantes para a autodisciplina. Ou seja, um Oficial não\n fará nenhuma coisa errada próximo de um patrulheiro de posto inferior.
\n
\n Desde o ano de 2001, as crianças desenvolvem nas escolas públicas e privadas\n atividades de Educação Ambiental, por meio do teatro de fantoches, além de se\n apresentarem nos mais diversos locais do Estado de Mato Grosso do Sul.\n Atualmente estão sendo atendidas 500 crianças em 06 municípios.\n \n \n \n \n
\n
\n Os alunos estarão fardados e os novos serão apresentados aos alunos antigos, bem\n como receberão instruções sobre o funcionamento do Projeto, que como a Polícia\n Militar, baseia-se nA hierarquia e disciplina. O projeto em Campo Grande\n funciona no Parque Assaf Trad, à Avenida Assaf Trad, próximo ao Condômino\n Alphaville, sentido bairro centro.
\n
\n Como atualmente as crianças realizam trabalhos de Educação Ambiental, por meio\n de teatro de fantoches e palestras, com alunos de escolas públicas e privadas\n da Capital, bem como viajam ao interior para realizar este trabalho, em 15\n dias, estas atividades serão retomadas.\n \n No mês de novembro\n de 2013 o projeto completará 21 anos de criação.\n \n Histórico do Projeto\n Florestinha, objetivos e trabalhos desenvolvidos.
\n
\n O Projeto Florestinha é um trabalho social e ambiental desenvolvido Polícia Militar\n Ambiental, o qual trabalha com crianças e adolescentes carentes de 07 a 16\n anos, tirando-lhes das ruas, ou permitindo que eles caiam nas ruas, dando-lhes\n a chance de ter uma profissão e ensinando-lhes a serem cidadãos com\n sensibilidade ambiental. O projeto iniciou-se em 23 de novembro de 1992, no\n município de Campo Grande-MS com 50 crianças, em instalações localizadas em uma\n reserva ambiental de 180 hectares, no bairro Jardim Presidente, denominada\n Matas do Segredo.
\n
\n No início recebeu a denominação de Guarda Florestal Mirim. Em 23 de março de\n 1992 foi implantada como Patrulha Florestinha, que em convênio com o PROMOSSUL\n (Secretaria de Promoção Social do MS) foi possível melhorar o atendimento das\n crianças. Além das aulas de Educação Ambiental, reforço escolar e treinamentos\n que eram ministrados por policiais, passaram a receber acompanhamento\n psicológico, odontológico, reforço alimentar, vale
\n transporte e orientação profissional, que era feita por profissionais da Promossul,\n sempre em conjunto com os Policiais Ambientais.
\n
\n Em 2009 foram municipalizadas as ações sociais, passando a ser a parceria no\n projeto na Capital com a Secretaria Municipal de Ação Social-SAS.nbsp; Esta\n Secretaria desenvolve as atribuições a ela pertinentes, ou seja, contribuindo\n com funcionários da área de Educação e de assistência
\n social, os quais proporcionam às crianças acompanhamento escolar e demais atividades\n educacionais, além de reforço alimentar. A Polícia Militar Ambiental contribui\n efetivamente com o aprimoramento do caráter, da disciplina e do senso de\n responsabilidade das crianças, ministrando-lhes instruções de Moral e Cívica e,\n especialmente, de Educação Ambiental.
\n
\n Em 1998, a partir de parcerias com Prefeituras e outros órgãos, a PMA pôde\n implantá-lo em mais 04 municípios: Corumbá, Três Lagoas, Bataguassu e Bonito,\n onde foi fundada pela prefeitura, a Praça do\n Florestinha de Bonito,\n localizada na Avenida principal daquela cidade, onde há uma estátua de bronze\n de uma criança fardada.
\n
\n Em 2006, em parcerias com as prefeituras de Jardim e Guia Lopes da Laguna foi\n possível implantar o projeto nestes municípios e atender mais 100 crianças. Em\n 2008 foi implantado com 200 crianças em Três Lagoas. Em 2009 foi implantado em\n Aquidauana e Anastácio, com mais 120 crianças. A idéia é atender 1.000 crianças\n em todo o Estado e, além de tirá-las das ruas e dar formação social e\n ambiental, também poder encaminhá-las profissionalmente.
\n Em 2010 foi implantado o projeto em Coxim.
\n
\n Este projeto é reconhecido pela UNICEF e foi homenageado pela Câmara Municipal\n de Campo Grande, com o prêmio Ecologia e Ambientalismo. Possui grandes\n resultados alcançados, pois, várias crianças que por ele passaram tornaram-se\n jornalistas, geógrafos e vários outros profissionais que reconhecidamente\n admitem a influência do projeto no encaminhamento de
\n suas vidas.
\n
\n O projeto visa, entre outras coisas, a enfrentar o problema da marginalidade e\n da criminalidade crescente entre os jovens de bairros periféricos, uma vez que\n eles são expostos a essas mazelas da sociedade. A proposta é de não deixar que\n os atendidos pelo projeto venham a fazer parte dessas estatísticas. A educação,\n desenvolvimento artístico e cultural e recreação oferecida aos assistidos\n constituem as bases do projeto que, além de socialibilidade entre eles, cria\n também o significado de hierarquia militar e respeito ao próximo.
\n
\n As crianças utilizam o mesmo fardamento dos policiais militares ambientais,\n inclusive, em alguns dos projetos são instituídas as promoções como na carreira\n militar (de Soldado a Coronel), tendo como critérios principais para\n alcançá-las, as notas escolares,nbsp; comportamento e antiguidade no Projeto.\n As promoções são importantes para a autodisciplina. Ou seja, um Oficial não\n fará nenhuma coisa errada próximo de um patrulheiro de posto inferior.
\n
\n Desde o ano de 2001, as crianças desenvolvem nas escolas públicas e privadas\n atividades de Educação Ambiental, por meio do teatro de fantoches, além de se\n apresentarem nos mais diversos locais do Estado de Mato Grosso do Sul.\n Atualmente estão sendo atendidas 500 crianças em 06 municípios.\n \n \n \n \n
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias