Sheila Forato
ImprimirPoliciais Militares Ambientais de São Gabriel do Oeste flagraram três caçadores Na tarde deste domingo (20), a PMA (Polícia Militar Ambiental) prendeu três homens 35, 37 e 57 anos, que praticavam caça ilegal na zona rural de São Gabriel do Oeste, região norte de Mato Grosso do Sul.
Com eles foram apreendidas duas espingardas calibre 12, uma pistola calibre 9mm, 15 munições calibre 12 e 26 munições calibre 9mm.
Os policiais realizavam bloqueio numa estrada vicinal, quando os infratores de empreenderam fuga numa camionete GM S10 ao avistarem a viatura da polícia. Realizado acompanhamento tático, os policiais fizeram a abordagem próximo ao secador de grãos de uma fazenda.
Segundo a PMA, durante a tentativa de fuga os infratores tentaram se desfazer das armas, sendo que umas delas foi jogada dentro da moega de descarregamento de grãos. Foi constatado que os mesmos caçavam javali e retornavam por causa da chuva.
Apesar dos autores possuírem os certificados de registros das armas, os mesmos não tinham autorização para portá-las. Ainda, os caçadores não apresentaram autorização para manejo de javali.
A PMA explica que na data de 18/08/2023 o SIMAF (Sistema de Informação de Manejo de Fauna) suspendeu todas as autorizações para o manejo (caça) da espécie invasora javali. Em razão disso, as armas foram apreendidas. Todos foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil de São Gabriel do Oeste.