Sábado, 23 de Novembro de 2024
Polícia
25/11/2014 15:58:00
Polícia apreende três toneladas de carnes e laticínios clandestinos

Correio do Estado/LD

Imprimir

Fiscalização em estabelecimentos comerciais e rodovias realizada semana passada em Jaraguari, Bandeirante, Rochedo, Anastácio e Corguinho resultou na apreensão de três toneladas de carnes bovinas, suínas, linguiça caseira e laticínios clandestinos.

No município de Anastácio, uma fábrica de iogurtes que funcionava de maneira clandestina foi fechada, e os produtos apreendidos pelos fiscais sanitários. De acordo com o delegado, Gomides Neto, “As condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos comerciais fiscalizados eram precárias ou até mesmo inexistentes, contrariando, dessa forma, todas as legislações sanitárias vigentes”.

As ações objetivam a orientação dos proprietários dos estabelecimentos fiscalizados, e dos motoristas que transitam pelas estradas da região. A prática de transporte, manipulação e armazenamento de gêneros alimentícios sem o cumprimento das normas sanitárias vigentes é usual em algumas regiões do Estado e necessita de fiscalização contínua.

O consumo de produtos de origem animal oriundos de abates clandestinos pode acarretar diversas doenças para o ser humano, como cisticercose, brucelose dentre outras, além de transtornos gástricos como diarreia, vômitos e, em casos mais graves, podendo levar a óbito.

“Os responsáveis responderão a procedimento administrativo junto à IAGRO que, posteriormente, remeterá toda documentação pertinente às Delegacias de Polícia dos municípios fiscalizados. Se indiciados, os responsáveis responderão a inquérito policial, por crime contra as relações de consumo, cuja pena pode variar de 02 a 05 anos de prisão”, finaliza o delegado.

A ação foi realizada por Policiais Civis da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon), em ação conjunta com Fiscais Agropecuários da IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), da Vigilância Sanitária Estadual e do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias