Sexta-Feira, 1 de Agosto de 2025
Polícia
31/07/2025 10:35:00
Polícia Militar Ambiental de Coxim apreende armas e pássaros mantidos ilegalmente em cativeiro

PC de Souza

Imprimir
Foto: Divulgação/PMA

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Coxim após o receber denúncia sobre aves silvestres mantidas em cativeiro e possível caça predatória na data de ontem (30) de julho, realizou fiscalização e logrou êxito na apreensão de armas e prisão do autor.

Durante a fiscalização foi confirmada a veracidade dos fatos, sendo encontradas de posse do denunciado de 35 anos, residente em Chapadão do Céu - Goiás duas aves silvestres da espécie curió.

As aves eram mantidas ilegalmente em cativeiro em gaiolas sem anilhas e sem qualquer autorização do órgão ambiental competente, no local também foram encontradas duas espingardas Cal. 20 e 28 ambas sem o registro e documentos inerentes ao porte. Diante das irregularidades o autor recebeu voz de prisão sendo conduzido à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

A PMA esclarece que manter ave silvestre em cativeiro pode ser um problema ambiental significativo, vez que impacta a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas, podendo causar a redução da população das espécies e o desequilíbrio ecológico. Aves ou animais silvestres mantidos em cativeiro, especialmente em condições inadequadas, podem sofrer estresse, automutilação, ataques de animais domésticos, perder autonomia de voo e outras consequências negativas para a saúde.

Desta forma, quem adquire, guarda ou mantém espécimes da fauna silvestre na residência pode incorrer em prática de crime ambiental caso o responsável não tenha a autorização do órgão ambiental competente, podendo ainda aqueles que cortam as asas para que a ave permaneça no local impedindo-as que voem, serem responsabilizados, pois além de manter em cativeiro, também poderão responder pela prática do crime de maus tratos, a pena é de seis meses a um ano de detenção, além de multa que pode variar entre 500,00 e 5000,00 por espécie.

Aqueles que eventualmente possuam, ou encontrem aves ou animais nessas condições podem fazer a entrega voluntária na Sede da PMA e contribuir com a preservação ambiental evitando prejuízos ao meio ambiente e a responsabilização pela prática de crime ambiental.

As informações são da Assessoria de Imprensa da Polícia Militar Ambiental

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias