PC de Souza
ImprimirA Polícia Militar Ambiental (PMA) concluiu nesta quinta-feira uma fiscalização ambiental iniciada na manhã de terça-feira (20), na Fazenda Baía das Garças, situada em Bonito/MS.
A operação revelou o armazenamento de madeira nativa, abrangendo espécies como ipê, angico, jatobá e baru, apresentadas em diversas conformações, incluindo toras, vigas, caibros, ripões e pranchas.
Ao ser contatado, o gerente da propriedade informou que o material lenhoso provinha de uma área adjacente que detinha Autorização para Desmatamento. Contudo, a vistoria in loco demonstrou que a totalidade da madeira estava desprovida do Documento Obrigatório para Transporte e Armazenamento de Produtos Florestais.
Diante do exposto, a PMA procedeu à apreensão de 11,00 m³ de madeira. Concomitantemente, foi lavrado um Auto de Infração administrativo, culminando na aplicação de multa no valor de R$ 3.300,00 (três mil e trezentos reais).
A Polícia Militar Ambiental reitera a fundamental importância da conformidade com a legislação ambiental, notadamente a apresentação do Documento Obrigatório para Transporte e Armazenamento de Produtos Florestais em todas as etapas da cadeia produtiva da madeira, desde a extração até o armazenamento e transporte.
Esta exigência legal constitui um pilar na estratégia de combate ao desmatamento ilegal e na promoção da gestão sustentável dos recursos florestais.
Informações da Assessoria de Imprensa da PMA