Correio do Estado/AB
ImprimirA bancada federal de Mato Grosso do Sul – deputados federais e senadores - apresentou, nesta terça-feira (20), 15 emendas ao Orçamento da União de 2016. As propostas de investimento totalizaram R$ 1,48 bilhão para atender a várias áreas, como saúde, educação, segurança e transporte.
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) prometeu dobrar o valor investido em verba federal. O montante pedido, porém, dificilmente será o liberado, alertou o líder da bancada, senador Waldemir Moka (PMDB), que acredita no repasse de apenas 30%. “Estimamos valores bem altos para que os cortes não afetem totalmente os projetos. Se pedirmos valor baixo, aí o que sobrará não dará nem para iniciar a obra contemplada”, informou o senador.
Moka alerta que, mesmo com o valor reduzido, o governo federal não tem liberado recursos provenientes de emendas coletivas. A bancada tem sido contemplada nas chamadas emendas individuais em que cada parlamentar pode destinar R$ 15,3 milhões para os municípios. “O que tem salvado são as emendas individuais. Sem elas, não teríamos como atender aos prefeitos com montante mínimo de recursos”, diz.