Da assessoria/SF
ImprimirNa última sexta-feira (31), a Câmara de Coxim foi cenário de uma importante audiência pública para debater a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 287/2016, mais conhecida como reforma da previdência. A discussão foi proposta pelo vereador Abílio Vaneli (PT), que lotou a Casa de Leis.
Depois de pelo menos três horas de explanações e debates, os participantes tiraram vários encaminhamentos, entre eles uma moção de repúdio à reforma, que deve ser votada ainda este mês, assim como ao presidente da Câmara dos Deputados e deputados federais de Mato Grosso do Sul.
Logo após a abertura dos trabalhos, a advogada Juliane Penteado Santana, especialista em direito previdenciário, explanou sobre os principais aspectos da PEC, fazendo com que os presentes entendessem todas as mudanças propostas pelo governo Federal.
Com conhecimento de causa, o secretário de Finanças da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Jaime Teixeira, falou dos impactos da reforma na vida do trabalhador e a supervisora do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), Andréia Ferreira, explanou sobre a minimização da reforma.
Para o deputado federal João Grandão (PT), a maldade do governo Federal é tão grande que, para evitar mobilização nacional, ele tirou os servidores estaduais e municipais do texto. “Entretanto, sabe o que vai acontecer? A lei vai forçar que governadores e prefeitos façam as reformas nos estados e municípios”, frisou o deputado.
Prevendo problemas futuros, o prefeito de Coxim, Aluizio São José (PSB), pediu que os trabalhadores, mais do que isso, a sociedade continuem se mobilizando para ao menos promover mudanças na reforma que está prevista. “Além das ruas, temos de cobrar a nossa base, deputados estaduais e federais, assim como senadores”, sugeriu o prefeito.
Ao finalizar a audiência pública, Abilio fez um balanço positivo das discussões, destacando o interesse da sociedade e discutir o tema numa noite de sexta-feira, inclusive concorrendo com final de novela. Conforme o vereador, seu mandato será marcado pela busca da proximidade com a população. “Queremos trazer o povo para dentro desta casa, para que todo cidadão tenha voz e vez para debater temas que mexem com a vida de todos nós”, finalizou o vereador.