Sheila Forato
ImprimirOs prefeitos da região norte de Mato Grosso do Sul se reuniram em Coxim, nesta quinta-feira (10), e aprovaram a adesão do 14º município ao Cointa (Consórcio Intermunicipal Para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari), que vem contabilizando conquistas, principalmente depois que o prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva (DEM) assumiu o comando.
Para se ter uma ideia, de janeiro pra cá, três municípios aderiram ao consórcio e um que estava suspenso se regularizou. É que Cointa deixou de focar apenas na questão ambiental e passou a atuar em projetos que vão ao encontro das necessidades dos consorciados.
Um dos exemplos foi a aquisição da usina de asfalto, que possibilita obras importantes, como recapeamento, por 1/3 do valor. Sonora anunciou no início do mês que vai recuperar 40% das ruas da cidade com auxílio da usina do Cointa, o mesmo vai acontecer em outros municípios. O prefeito de Coxim, Edilson Magro (DEM), disse que Coxim também trabalha para investimento semelhante.
O consórcio também adquiriu motoniveladoras e está pleiteando outros maquinários junto aos governos Estadual e Federal para dar suporte aos municípios na recuperação de estradas.
Durante a reunião, os prefeitos conseguiram o compromisso do governo do Estado, através do secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, de investir R$ 2,5 milhões no consórcio para aquisição de parte desses maquinários.
Dentre os projetos já enviados às esferas estadual e federal estão aquisição de caminhões e uma prancha para baratear o transporte de maquinários aos municípios da região norte de Mato Grosso do Sul.
“Nosso sentimento é de gratidão ao governador Reinaldo Azambuja, que reconhece a importância de fortalecer os consórcios intermunicipais, assim como ao auxílio de toda a bancada federal”, citou o prefeito de Sonora, estendendo os agradecimentos a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.
A equipe técnica do Cointa aproveitou o encontro dos prefeitos para apresentar um balanço das ações do consórcio, que tem contribuído com a administração pública, principalmente quando o assunto é licitação, além do trabalho realizado através do SIM (Sistema de Inspeção Municipal), cujos temas vão ser tratados em outras reportagens.