Sheila Forato
ImprimirForam realizadas várias sondagens sobre a opinião popular acerca da redução da maioridade penal ao longo da tramitação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) na Câmara dos Deputados. Em todas, a população deixou claro a vontade de que a mesma fosse aprovada, reduzindo a maioridade, ao menos, para crimes graves.
Entretanto, nesta terça-feira (30), os deputados federais rejeitaram a redução de 18 para 16 anos. A proposta precisava de 308 votos, mas só conseguiu 303 favoráveis. Outros 184 contrários. Dos oito deputados de Mato Grosso do Sul apenas três votaram a favor. São eles: Carlos Marun (PMDB), Elizeu Dionizio (SD) e Geraldo Resende (PMDB).
Já Dagoberto Nogueira (PDT), Luiz Henrique Mandetta (DEM), Tereza Cristina (PSB) e Vander Loubet (PT) disseram não ao projeto. O deputado Zeca do PT não votou. Esses cinco deputados poderiam mudar a história do Brasil, pois faltaram exatamente cinco votos para a PEC ser aprovada.
Os deputados federais devem votar novo projeto que determina a redução da maioridade penal para todos os crimes. O mesmo não deve ser aprovado, pois o texto anterior era mais brando e foi rejeitado.
Enquete
Em sondagem realizada pelo Edição de Notícias, 86,92% dos internautas que votaram se declararam a favor da redução da maioridade penal. Para esses, a partir dos 16 anos temos de arcar com as consequências de nossos atos.
Apenas 7,01% disseram não, pois acreditam que a prisão de adolescentes pode torná-los mais violentos. Já 5,92% acredita ser indiferente, uma vez que o sistema penitenciário do Brasil não recupera, seja internado ou preso e 0,16% disse não ter uma opinião formada.