Domingo, 20 de Abril de 2025
Política
31/01/2013 09:00:00
Defesa Civil instala sistema online para atender municípios em casos de desastres naturais
O secretário da Defesa Civil, Humberto Viana, participou nesta quinta-feira da assinatura da parceria que cria o Centro de Estudos e Pesquisas de Desastres (CEPED) na capital paulista.

Da Redação/PCS

Imprimir
O secretário da Defesa Civil, Humberto Viana, participou nesta \n quinta-feira da assinatura da parceria que cria o Centro de Estudos e \n Pesquisas de Desastres (CEPED) na capital paulista.

\n Durante a assinatura da parceria entre o Ministério da Integração \n Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) e o \n Governo Estadual de São Paulo, por meio da Coordenadoria Estadual de \n Defesa Civil do Estado e da Universidade de São Paulo (USP), que prevê a\n criação do Centro de Estudos e Pesquisas de Desastres de São Paulo \n (CEPED), nesta quinta-feira (31), no Palácio dos Bandeirantes, na \n capital paulista, o secretário nacional da Defesa Civil do Ministério da\n Integração Nacional, Humberto Viana, disse que o centro paulista será \n referência nacional.

\n "Os CEPEDs são nossa forma de envolver a comunidade científica nos \n assuntos referentes à Defesa Civil. No momento que a gente faz esta \n parceria com a Universidade de São Paulo, nós vamos disseminar a partir \n da região Sudeste experiências que precisam ser reconhecidas no país \n todo", afirma Viana. De acordo com ele, a assinatura se trata de um \n marco. "Acreditamos firmemente que o resultado desta parceria será em \n benefício do povo brasileiro. São Paulo tem referência, a USP tem \n referência e o este centro será referência".

\n A implantação do centro tem como objetivo a disseminação do conhecimento\n para contribuir na prevenção, redução e mitigação de desastres em \n âmbito regional e nacional. O CEPED vai reunir informações, realizar \n cursos de capacitação e treinamento, além de desenvolver pesquisas que \n vão subsidiar os governos na elaboração de políticas de Defesa Civil.nbsp; \n Centros semelhantes já existem no Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina\n (SC), Rio de Janeiro (RJ) e em Pernambuco (PE).

\n Também participaram da solenidade o secretário-chefe da Casa Militar e \n coordenador Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo, Airton \n Iosimo Martinez, e o reitor da USP, João Grandino Rodas. Martinez \n destacou que o acordo ajudará na prevenção de tragédias. "Esta é uma \n parceria que vai salvar vidas, já que o trabalho da Defesa Civil é agir \n na prevenção de tragédias. O CEPED vai evitar que pessoas percam vidas".\n

Já Rodas apontou a atuação da Universidade neste processo. "Nós \n trabalhamos junto ao governo na criação e implementação de políticas \n públicas. Devemos utilizar a tecnologia, a ciência e o empenho para \n minimizar problemas que não podem ser evitados".\n \n \n \n \n \n \n
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias