MMN/PCS
ImprimirPesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (02) mostra a desaprovação do presidente Lula (PT) disparou e alcançou 56% dos eleitores brasileiros, inclusive no nordeste.
O desempenho de Lula perante os eleitores está em queda livre desde janeiro, conforme mostram os dados da Quaest.
Enquanto que em janeiro eram 49% o percentual de eleitores que desaprovam o governo do petista, o número saltou para 56% agora em março.
Por outro lado, a aprovação vem diminuindo. Em janeiro, 47% aprovavam seu governo, enquanto que em março o número caiu para 41%, o menor patamar desde o início de seu terceiro mandato.
A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e foi realizada entre os dias 27 e 31 de março. Foram entrevistadas 2004 pessoas com mais de 16 anos.
A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Desempenho na região centro-oeste
As regiões centro-oeste e norte foram apuradas em conjunto e mostra também a mesma tendência. A desaprovação aumentou de 49% para 52% e a aprovação caiu de 48% para 44%. A margem de erro para este conjunto é de 8 pontos para mais ou para menos.
Pesquisa por gênero
A pesquisa também mostra que, pela primeira vez, a desaprovação do governo Lula entre as mulheres superou a aprovação, com 53% não aprovando o mandato do petista.
Já entre os homens a desaprovação atingiu 59% (era 52% em janeiro).
Dados por faixa etária
Entre os grupos etários, o maior índice de desaprovação ao governo Lula é entre os jovens, de 16 a 34 anos. Entre esse grupo, a desaprovação chega a 64% (era 52% em janeiro). A aprovação despencou, caindo de 45% em janeiro para 33% em março.
Na população de 35 a 59 anos a desaprovação é de 54%, enquanto que a aprovação é de 44%. Por fim, para a população idosa, com 60 anos ou mais, há empate técnico. Deles, 50% dizem desaprovar o governo Lula e outros 46% desaprovam.
Avaliação geral do governo
Positivos: 27% (era 31%)
Negativo: 41% (era 37%)
Regular: 29% (era 28%)
Não sabe/não respondeu: 3% (era 4%)
Na comparação com o governo de Jair Bolsonaro (PL), o resultado mostra que o mandato de Lula é pior para 43%, melhor para 39% e igual para 15%.