MDMX/LD
ImprimirRito do processo eleitoral, a diplomação dos eleitos no pleito de 2024 começa nesta semana em diversos municípios de Mato Grosso do Sul. A partir desta quinta-feira (12), vereadores e prefeitos começam a receber seus diplomas.
As convocações são publicadas em edição do diário oficial do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul). Conforme as publicações, maior parte das diplomações ocorre na próxima semana.
Inclusive a de Campo Grande, que entregará diplomas para 29 vereadores eleitos, a prefeita e vice-prefeita escolhidas pela maioria da população.
Na Capital, a diplomação ocorre na quarta-feira (18), na Corte Eleitoral. Confira outros municípios que já confirmaram a diplomação:
Nova Andradina, Batayporã e Taquarussu
Os diplomas dos candidatos eleitos nas Eleições Municipais de 2024, do Município de Nova Andradina, serão expedidos pelo Cartório Eleitoral e entregues em cerimônia a realizar-se a data de 19 de dezembro de 2024, quinta-feira, às 18h00, no auditório do Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Sousa (Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, 659, Centro)
Ponta Porã, Coronel Sapucaia, Aral Moreira
Os candidatos eleitos ficam intimados da sessão solene de Diplomação que será realizada no dia 18/12/2024, às 19h, no Centro Internacional de Convenções, situado na Rua Baltazar Saldanha, 1550, Ponta Porã.
Nova Alvorada do Sul
A diplomação dos eleitos e suplentes será realizada no dia 12 de dezembro de 2024, a partir das 19h, na Câmara Municipal de Nova Alvorada do Sul. Expeça-se o respectivo edital.
Terenos
A diplomação dos eleitos e suplentes será realizada no dia 17 de dezembro de 2024, às 16h, no Centro Cultural Ramez Tebet, situado na Rua Valdevino Pereira de Novaes, nº 30 – Centro, Terenos/MS.
Coxim
A diplomação dos eleitos e suplentes será realizada no dia 19 de dezembro de 2024, às 16h, no Tribunal do Júri do Fórum de Coxim/MS.
Douradina
A diplomação será realizada no dia 18 de dezembro de 2024, às 9h30min na Câmara dos Vereadores de Douradina/MS.
O que é a diplomação de eleitos?
Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito, ou eleita pelo povo. Por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo.
Na cerimônia, os candidatos recebem os diplomas assinados, conforme o caso, pelo presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) ou da junta eleitoral.