Sheila Forato
ImprimirO prefeito de Coxim, Edilson Magro (PP), está apostando num segundo mandato melhor do que o primeiro, caso seja reeleito em outubro. No final de semana, ele declarou ao Edição MS que essa constatação é fruto de seu amadurecimento político, resultando na busca de união da classe política nas esferas municipal, estadual e federal para o projeto de reeleição.
“Não tenho problemas em falar da mudança de rota. Em 2020 não pensava em reeleição, contudo, entendi a necessidade de dar continuidade ao trabalho que estamos executando em Coxim e afirmo sem medo de errar que vamos fazer o segundo mandato melhor que o primeiro”, enfatizou o prefeito.
Hoje, Edilson conta com apoio dos 13 vereadores de Coxim, 23 dos 24 deputados estaduais, seis dos oito deputados federais, três senadores, além dos governos estadual e federal. “Todos nós sabemos que um município como Coxim precisa de apoio das esferas estadual e federal, principalmente para obras de médio e grande porte”, ponderou o prefeito.
Por falar em obra de grande porte, a gestão de Edilson carrega a marca de ter solucionado um problema que se arrastava há décadas em Coxim, o buracão da Vila Bela. Para tanto, o município angariou aporte financeiro dos governos estadual e federal. De acordo com o prefeito, o buracão já foi fechado e estão finalizando a base para receber o asfalto, numa ligação importante do bairro mais populoso com a região da Universidade e Instituto Federais.
Edilson afirma que outros projetos vão ser executados em Coxim. Alguns foram plantados, segundo o prefeito, no início de sua gestão. “Plantamos as sementes, estão germinando e em breve a população de Coxim vai colher os frutos. “São obras importantes que vão ser anunciadas em breve”, afirmou, sem adiantar quais.
Para ele, outra conquista de sua administração foi a finalização do Centro de Convenções Ubirajara Gonçalves de Lima, no bairro Piracema. Uma obra problemática, com muitas pendências junto ao governo federal e que precisou, incialmente, de apoio político de deputados e senadores.
“Quando eu falo da importância de se ter apoio não estou me referindo a palanque eleitoral durante as eleições. Estou falando de apoio dos deputados estaduais, federais e senadores para solucionar problemas como o do Centro de Convenções, de angariar recursos juntos aos governos, de aprovar projetos. São eles que abrem as portas, que transitam, com facilidade nas Secretarias e Ministérios. Não temos como administrar sem esses apoios, pois, nossa economia não produz recursos próprios suficientes para atender toda a demanda de Coxim”, finalizou o prefeito.
Edilson vai ter como adversário o advogado Pedro Ronny Argerim, do PRD. A candidatura da terceira via, que seria a farmacêutica Salette Bell, foi retirada por decisão de seu partido, o Partido Liberal.