Segunda-Feira, 7 de Outubro de 2024
Política
27/09/2024 05:28:00
Edilson Magro lidera a disputa pela prefeitura de Coxim, traz pesquisa IPR
O atual prefeito do município pelo PP aparece na frente, tanto no levantamento espontâneo, quanto no estimulado

CE/PCS

Imprimir

Levantamento eleitoral realizado pelo Instituto de Pesquisa Resultado (IPR) e Correio do Estado, no período de 20 a 24 de setembro deste ano, junto a 303 moradores de Coxim (MS) com 16 anos ou mais de idade, revela que, se as eleições municipais fossem hoje, o atual prefeito, o advogado Edilson Magro (PP), será reeleito.

Na pesquisa espontânea, quando não são oferecidas opções de nomes aos entrevistados, Edilson Magro lidera, com 52,48% das intenções de votos, enquanto o seu adversário direto, o candidato do PRD, Pedro Ronny Argerin, tem 15,18%, sendo que brancos e nulos somaram 3,63% e não sabem ou não responderam totalizaram 28,71%.

Já no levantamento estimulado, quando são oferecidas opções de nomes aos entrevistados, o atual prefeito continua na frente, com 59,74% dos votos, enquanto Pedro Ronny vem em seguida, com 20,46%, sendo que brancos e nulos somaram 3,96%, enquanto 15,84% falaram que ainda estão indecisos em quem votar para ocupar a cadeira de chefe de Executivo do município.

REJEIÇÃO

O IPR/Correio do Estado ainda levantou a rejeição dos dois candidatos a prefeito de Coxim e, nesse quesito, 17,82% dos entrevistados falaram que, se a eleição fosse hoje, não votariam de jeito nenhum em Pedro Ronny.

Para outros 13,2% entrevistados, eles não votariam de jeito nenhum para prefeito de Coxim em Edilson Magro, sendo que 61,72% não rejeitam nenhum dos dois, 3,96% rejeitaram os dois e 3,3% estão indecisos.

QUEM GANHA

O IPR/Correio do Estado também perguntou aos 303 entrevistados sobre quem será eleito prefeito de Coxim na eleição deste ano, independentemente dos seus respectivos votos, e 70,3% citaram o nome de Edilson Magro, enquanto 13,86% falaram o nome de Pedro Ronny.

Já 15,84% dos entrevistados declararam que não sabem ou não quiseram responder. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o nº MS-05139/2024, tendo margem de erro de 5,6 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

ANÁLISE

Segundo o diretor do IPR, Aruaque Fressato Barbosa, o prefeito Edilson Magro está muito bem avaliado junto à população e tem um índice muito baixo de rejeição.

“A maioria da população aprova a administração dele e isso está refletindo nas intenções de votos, que está dando uma diferença bem alta em relação ao segundo colocado, que é o Pedro Ronny”, explicou.

Na pesquisa espontânea, ele lembrou que está 52,48% para o atual prefeito e 15,18% para o adversário, ou seja, mais de três vezes o percentual do segundo colocado. “Esses percentuais mostram uma consolidação da reeleição do Edilson Magro”, assegurou.

Já na estimulada, conforme Aruaque Barbosa, o prefeito Edilson Magro chegou a 59,74%, quase 60%, e o Pedro Ronny alcançou 20,46%.

“Então, verificamos praticamente a mesma proporção, isto é, está dando em torno de três para um. Com o número de indecisos, 15,84%%, a probabilidade é muito pouca do Pedro Ronny conseguir virar em um curto espaço de tempo”, argumentou.

O diretor do IPR destacou que estamos às vésperas das eleições municipais, faltando pouco mais do que uma semana para o pleito deste ano e, por esses índices, só se acontecer alguma coisa muito imprevista para poder virar a disputa em Coxim.

“Portanto, está se consolidando o nome de Edilson Magro para a reeleição, uma reeleição muito tranquila”, projetou.

Aruaque Barbosa acrescentou que, como prefeito, Edilson Magro ainda tem uma rejeição menor do que a do Pedro Ronny, que chegou a 17,82%, enquanto ele tem 13,2%.

“E olha que ele é o prefeito, deveria ter uma rejeição maior, que até é natural, mas, mesmo assim, a rejeição ainda é abaixo do candidato adversário”, analisou.

Ele ressaltou ainda que para a população de Coxim, independentemente do seu voto, quem vai ganhar as eleições no município será Edilson Magro, que pula para 70,3% da preferência. “Ou seja, muitos eleitores do Pedro Ronny pensam que o atual prefeito Edilson Magro vencerá a eleição”, concluiu o diretor do IPR.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias