Sheila Forato
ImprimirDois, dos três fichas sujas de Alcinópolis, Isabel de Souza Silveira e Valter Roniz Dias de Souza, querem voltar para a Câmara Municipal. Eles tiveram os nomes homologados na convenção do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), ocorrida no último dia 3, para subir no palanque de Welinton Guimarães, da mesma sigla.
Os dois citados, além do ex-prefeito Ildomar Carneiro Fernandes, integram a lista de fichas sujas do TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul). Isabel e Valter tiveram as contas reprovadas, por diversos motivos, quando presidiram a Câmara de Alcinópolis, para onde pretendem voltar. Entretanto, dificilmente terão os registros de candidaturas deferidos pela Justiça Eleitoral.
No caso de Isabel, conhecida como Isabel do Zezinho, que atualmente é vereadora e primeira secretária, ela recebeu subsídio (salário) maior do que o teto, nos meses de novembro e dezembro de 2010, segundo o TC/117476/2012. A fiscalização do TCE também constatou ausência de controle interno na Câmara Municipal sob a presidência de Isabel. Por conta dessas irregularidades, a vereadora foi multada em mais de R$ 23 mil e passou integrar a lista de ficha suja.
A multa de Valter, que é vice-prefeito de Dalmy Crisostomo (PP), foi mais pesada, ultrapassando R$ 122 mil, além de ter recebido o carimbo de ficha suja. O vice-prefeito, quando era presidente da Câmara Municipal, também pagou subsídios fora dos limites constitucionais. A auditoria do TCE constatou, ainda, ausência de controle interno, conforme o TC/5479/2015.
Já o ex-prefeito Ildomar integra a lista de ficha suja por irregularidades encontradas num contrato firmado pela Prefeitura de Alcinópolis, com dispensa de licitação, para construção de uma ponte de madeira sobre o córrego Bonito. A fiscalização do TCE apontou ausência de documentos necessários para a devida instrução processual, como planilha orçamentária. Ele também foi multado.