Sheila Forato
ImprimirO Republicanos de Coxim está enfrentando uma crise, horas antes da convenção marcada para às 19 horas desta sexta-feira (26), para cortar um pré-candidato a vereador.
Na guilhotina estão o vereador Zanon Lamunier, o ex-vereador Mecias do Procon e o jovem Tarsis, que tem como base o esporte coxinense.
A necessidade de cortar um se deve ao erro de interpretação na resolução 23.609/2019 que define as cotas de gênero. O partido entendeu que teria que ter 10 homens e quatro mulheres na disputa, mas, na verdade são nove homens e cinco mulheres.
Neste momento, integrantes do partido se dividem em diversas regiões de Coxim. A maioria estaria defendendo que a guilhotina desça no pescoço de Mecias, porém, a cúpula da sigla está trabalhando para soltar a corda da guilhotina de Tarsis, uma vez que ele entra nos votos de pelo menos outros dois pré-candidatos com mandatos.
Por telefone, o jovem esportista avisou que pretende, se for preciso, tomar medidas judiciais para conseguir disputar uma vaga na Câmara de Coxim.
O grupo que apoia Tarsis questiona a falta de democracia na escolha da cabeça a ser decepada no pleito eleitoral.
Vale ressaltar que cogitaram, ainda, cortar Zanon, mas, essa situação é tida como mais improvável, pois ele é vereador e foi o anfitrião de todos os pré-candidatos no Republicanos.