Domingo, 8 de Junho de 2025
Política
10/05/2012 07:41:25
Junior Mochi quer campanhas mais impactantes para coibir a violência no trânsito
Junior Mochi (PMDB) apresentou na terça-feira (08) duas indicações com o objetivo de conscientizar os motoristas e contribuir para a redução de acidente e preservação da vida

Da redação/PCS

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Foto: Keila Flores
\n \n Cumprindo\n as deliberações da reunião da “Comissão de Encaminhamento das Propostas\n Retiradas da Audiência Pública Crimes de Trânsito”, o deputado estadual Junior\n Mochi (PMDB) apresentou na terça-feira (08) duas indicações com o objetivo\n de conscientizar os motoristas e contribuir para a redução de acidente e\n preservação da vida.
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\n A primeira foi encaminhada ao diretor presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande (AGETRAN), Rudel Espíndola\n Trindade Júnior, para que no caso de instalação ou substituição de sinalização\n semafórica seja priorizada a utilização de semáforos com temporizador. Conforme\n justificativa, o intuito de implantar este tipo de sinalização é informar tanto\n ao motorista quanto ao pedestre o tempo restante para a mudança de sinal, já\n que a luz amarela não informa o tempo disponível para passar na faixa.
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\n De acordo com Mochi, os semáforos com temporizador contribuem para uma maior\n mobilidade no trânsito, reduzindo o tempo de espera dos carros em filas, além\n de permitir a travessia dos pedestres nos cruzamentos em maior segurança.
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\n Campanha Publicitária
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\n \n \n A\n segunda indicação apresentada pelo parlamentar pretende incluir, em pauta permanente, o álcool como fator motivador da instabilidade social, com adoção de campanhas de cunho agressivo e impactante, com foco nos três maiores fatores de risco: velocidade, álcool e\n motocicletas.
O documento será encaminhado ao Departamento Nacional de Trânsito\n (DENATRAN), Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (DETRAN-MS)\n e Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Campo Grande (AGETRAN).
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\n Conforme justificativa do parlamentar, espera-se com este tipo de campanha a redução da ocorrência de acidentes, por meio de imagens realistas,\n que atraiam a atenção do público alvo, fazendo-o pensar que um simples momento\n de imprudência pode levar a um acidente fatal.
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\n Ainda segundo Mochi, este tipo de campanha tem efetividade comprovada e já foi adotada em diversos países, como por exemplo, na Austrália,\n onde houve uma redução de 52% nos índices de acidentes depois da adoção da\n campanha.\n \n \n \n \n
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