G1/LD
ImprimirO município de Conquista D'Oeste, a 571 km de Cuiabá, terá uma nova eleição para a escolha do prefeito que irá gerir a cidade a partir de janeiro de 2017. Segundo a Justiça Eleitoral, o novo pleito ocorre porque o único candidato que teve a chapa deferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) teve menos de 50% dos votos válidos registrados naquele município.
De acordo com o TRE-MT, a eleição suplementar irá ocorrer no dia 18 de dezembro, após autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O novo pleito deverá ter todas as etapas de uma eleição nova, mas com prazos reduzidos. As novas datas e prazos ainda serão divulgados.
Conforme a Justiça Eleitoral, em Conquista D'Oeste concorreram três chapas para prefeito e vice-prefeito, porém, duas participaram do pleito sub júdice, tendo o indeferimento das candidaturas já transitado em julgado, ou seja, não cabe mais recurso.
Segundo a apuração do TRE-MT, do total de 2.199 votos válidos registrados no município, 1.372 foram para as duas chapas indeferidas, o que representa um percentual de 62,39%, superando assim 50% da votação válida. Em casos como essse, é necessária a realização de uma nova eleição, conforme prevê o Código Eleitoral.