Sheila Forato
ImprimirNeste domingo (6), os eleitores de Coxim elegeram cinco mulheres para ocupar cadeiras na Câmara de Coxim. O feito é inédito, pois, até então, em 126 anos de história, o máximo que as mulheres conseguiram foi ocupar duas cadeiras.
A partir de 2025, Lourdes, Adriana, Marly, Simone e Lúcia mudam essa história. Elas ainda são minoria, porém, aumentaram consideravelmente a representatividade feminina na Câmara de Coxim.
Para muitos, a novidade foi Lourdes Assistente Social (Pode). Ela foi a mulher mais votada com 544 votos. Apesar de sua eleição ser esperada, Simone Gomes (Republicanos) também é novidade e garantiu sua cadeira com 422 votos.
Adriana Nabahn (MDB) e Marly Nogueira (PT) foram reeleitas, com 481 e 479 votos, respectivamente. A reeleição de ambas era tida como certa, devido a atuação parlamentar que tiveram ao longo dos quatro anos. Lúcia da AAVC (PP) fecha a lista de mulheres. Ela já foi vereadora, perdeu a eleição em 2020, e vai voltar a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal graças aos seus 395 votos.
A Câmara de Coxim conta com 13 vereadores. Os oito homens eleitos são: Luiz Eduardo (PP), Wiliam Meira (PSDB), Mauricio Helpis (PSDB), Abilio Vaneli (PT), Marcinho Souza (União), Ademir Peteca (Republicanos), Jeferson Aislan (Republicanos) e Johnny Gai (PP).