Domingo, 24 de Novembro de 2024
Política
24/10/2022 15:00:00
Pesquisa Atlas: Lula 53% x 47% Bolsonaro. Vantagem de Lula aumenta em 1,2 pontos
Em votos totais, Lula lidera por 52% a 46,2%.

PollsterGraph/PCS

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A última pesquisa Atlas em nível nacional, cujos números completos são divulgados em primeira mão e com exclusividade pelo PollsterGraph, traz boas notícias para Lula e más para Bolsonaro. Você pode acessar o PDF completo aqui.

O líder petista tinha 51,1% dos votos totais e 52,4% dos votos válidos na última pesquisa, com resultados coletados até o dia 12/10. No novo levantamento, com resultados coletados até o dia 22/10, Lula cresceu 0,9 pontos percentuais, alcançando 52% dos votos totais e 53% dos votos válidos.

Jair Bolsonaro, por outro lado, tinha 46,5% dos votos totais e 47,6% dos votos válidos. O atual presidente caiu 0,3 pontos percentuais em votos totais e, agora, tem 47% dos votos válidos. Portanto, a vantagem de Lula aumentou de 4,6 para 5,8 pontos percentuais em votos totais e de 4,8 para 6 p. p. em votos válidos.

Apesar das duas variações estarem dentro da margem de erro, isso não significa que a estabilidade é o cenário mais provável. Dada a dimensão das variações, o mais provável é que a evolução real das intenções de voto favoreça Lula.

A última pesquisa indicava a 2ª eleição mais apertada da Nova República, atrás apenas da eleição de 2014, quando Dilma ganhou com 51,6% dos votos válidos. Agora, o resultado já é similar ao de 1989, quando Collor venceu com 53% dos votos válidos.

A margem de erro é de 1 ponto percentual e a confiança (probabilidade do resultado estar dentro da margem de erro) é de 95%. Os dados foram coletados via web entre os dias 18 e 22, com participação de 4500 eleitores em 1404 municípios. A própria AtlasIntel contratou o levantamento e o registro no TSE é BR-06415/2022.

Cresce a transferência de votos de Tebet e Ciro para Lula

Um dos fatores que explica o crescimento de Lula é a crescente transferência de votos que eram de Simone Tebet no 1º turno. Na pesquisa anterior, 54,2% dos eleitores de Tebet declaravam voto em Lula e esse percentual cresceu para 69,6%. Nesse mesmo grupo, 29,2% declaravam voto em Bolsonaro, contra 18,2% nessa pesquisa. Ou seja, a vantagem de Lula cresceu de 25 para 51,4 pontos percentuais entre os eleitores de Tebet.

Entre os eleitores de Ciro Gomes, Bolsonaro vencia por 53,9% a 39,1%. O resultado se inverteu. Agora, Lula lidera com 51,3% a 41,6%. A vantagem de Bolsonaro era de 14,8 pontos percentuais e se transformou numa vantagem de 9,7 pontos percentuais.

É interessante observar que Bolsonaro perde poucos votos entre os eleitores de Ciro, mas uma parcela grande dos indecisos decidiu apoiar Lula. Entre os eleitores de Tebet, Bolsonaro cai e Lula cresce. Apesar dos dois apoiarem o candidato petista, Tebet está engajada na campanha, participando de passeatas e do horário eleitoral. Ciro se limitou a publicar nas redes sociais que acompanharia a decisão do seu partido.

É importante observar que os resultados de sub-amostras devem ser analisados com cuidado, especialmente na comparação entre uma pesquisa e outra. Apesar disso, diferenças tão relevantes merecem atenção.

Avaliação do governo Bolsonaro piora e imagem de Lula melhora

Outro fator importante para entender a mudança é a piora na avaliação do governo:

O percentual de eleitores que avalia a gestão de Bolsonaro como ruim ou péssima subiu 1 ponto percentual - de 48,4% para 49,4%

A reprovação ao desempenho de Bolsonaro subiu 0,7 pontos percentuais - de 32,3% para 33%

A imagem pessoal de Bolsonaro piorou, com um aumento de 2 pontos percentuais no conjunto que avalia negativamente o presidente - de 52% para 54%

É interessante observar que, de modo geral, a avaliação do desempenho de Bolsonaro na presidência e a imagem pessoal dele seguem estáveis, enquanto o percentual que avalia o governo como ótimo ou bom subiu 0,7 pontos percentuais.

Portanto, o movimento parece ser de estabilidade ou leve subida, mas se combina com outro movimento, mais expressivo, no sentido contrário. Por outro lado, a imagem pessoal de Lula subiu 2 pontos percentuais. Petistas são minoria e "isentões" fazem a diferença para Lula

Por fim, vale a pena observar que apenas 21,3% da população se declara "petista", enquanto 30,2% se diz antipetista. O maior grupo (45% do eleitorado) não se identifica com nenhum dos dois rótulos. Este é o conjunto de eleitores decisivo para Lula.

Os não-alinhados vão definir a eleição. Portanto, as duas campanhas precisam ajustar o discurso para agradar esse grupo. Nele, estão os eleitores mais propensos a mudar de voto.

Mesmo assim, o crescimento dos candidatos é cada vez mais improvável.

Atlas contraria IPEC, Datafolha e Quaest, traz boas notícias para Lula

Se as pesquisas Datafolha, IPEC e Quaest preocuparam os eleitores de Lula, o resultado da Atlas vai no sentido contrário. Não se trata apenas de uma análise das intenções de voto. Há um conjunto de movimentos favoráveis a Lula, tanto em sua imagem pessoal quanto na de Bolsonaro e do governo, o que impacta o cenário eleitoral.

A última esperança de Bolsonaro está numa inversão desse movimento. Ele tem uma boa probabilidade de ser reeleito, mas esta probabilidade certamente é menor que 50% e diminui após os resultados da Atlas.

Uma característica marcante das eleições de 2022 é a estabilidade dos dois principais candidatos. Raros eleitores estão propensos a mudar de voto.

Caso o episódio envolvendo Roberto Jefferson tenha impacto na eleição, as chances de vitória de Bolsonaro são ainda menores. O presidente precisa usar bem o debate da Globo e criar fatos novos que alterem o cenário. Caso contrário, Bolsonaro terá que passar a faixa para Lula no próximo dia 1º de janeiro - isto, é claro, se ele aceitar a derrota que parece cada vez mais provável.

QUEM É INSTITUTO ATLAS

O instituto Atlas, ou Atlas Intel, atua em países da América Latina, como México e Argentina, e nos Estados Unidos. A empresa também realiza pesquisas no Brasil.

A empresa geralmente coleta os questionários das suas amostras por meio da metodologia Random Digital Recruitment (RDR), com convites aleatórios respondidos por usuários de internet durante uma navegação padrão. As amostras são calibradas, segundo a empresa, de forma a corrigir "eventual super ou sub-representação de grupos específicos". Segundo o Atlas, procedimentos específicos de segurança impedem respostas de usuários que já participaram do estudo.

O número de entrevistados para as pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais com representatividade nacional varia de 1.600 a 6.000 pessoas. A margem de erro dos levantamentos é de 1 a 2 pontos percentuais, com um índice de confiabilidade de 95%.

As pesquisas AtlasIntel são pagas por clientes institucionais, por veículos de mídia e pelo próprio instituto.

O instituto não é filiado à Abep (Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas).

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