Metropoles/PCS
ImprimirNa primeira semana das campanhas de financiamento coletivo on-line, as chamadas “vaquinhas virtuais”, apenas dois pré-candidatos à Presidência da República já começaram a utilizar a ferramenta para arrecadar doações. Entre os 22 postulantes ao Palácio do Planalto, o senador Álvaro Dias (Podemos-PR) e o empresário João Amoêdo (Novo) foram os únicos que lançaram suas plataformas on-line.
Regulamentada pela reforma eleitoral de 2017, a modalidade do crowdfunding teve o seu início autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última terça-feira (15/5). Até o momento, segundo o órgão, 33 empresas já foram autorizadas a oferecer o serviço. Mais de 60 enviaram cadastros para a Corte.
A vaquinha mais gorda até o momento é a de Amoêdo – engenheiro civil e administrador, que fez nome em grandes bancos (daí a alcunha, por ele rejeitada, de banqueiro): começou na carreira como trainee do Citibank, foi vice-presidente do Unibanco e integrou o conselho de administração do Itaú.