CGN/PCS
ImprimirO ex-governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (MDB), destacou que quer engajar a campanha de Beto Pereira (PSDB), deputado federal que anunciou a sua pré-campanha ao cargo de prefeito da capital sul-mato-grossense, na noite desta sexta-feira (28), em Campo Grande. Quando discursava no evento André Puccinelli passou mal e chegou a vomitar por quatro vezes.
Durante a coletiva, o emedebista ressaltou que a decisão do apoio foi feita de forma democrática e que "98% do MDB escolheu Beto". A democracia foi assegurada, todos votaram e não houve indução na escolha do partido. O MDB está com Beto".
Disse ainda que se identifica com Beto Pereira e que lembra quando tinha a idade do tucano. "Também recebi apoio de outros aliados. Hoje, se o Beto permitir, quero me tornar o seu conselheiro. Um pai político".
A participação do MDB na campanha buscará apresentar projetos e soluções com base na experiência do partido. O ex-governador ainda explicou que quer apresentar três nomes para o cargo de vice-prefeito. Entre eles, estão figuras conhecidas como o vereador Loester Nunes de Oliveira (MDB), Ademar Vieira Júnior, o "Coringa" (MDB), e Dharleng Campos, presidente do MDB Mulher.
Outro apoio anunciado foi do senador Nelsinho Trad (PSD), que discursou no evento. Segundo o ex-prefeito da Capital, a cidade enfrenta dificuldades que devem ser solucionadas com a união dos partidos.
"Temos mais de um milhão de habitantes. Campo Grande não pode mais ficar para trás. A nossa ideia é de reavaliar o que foi perdido nesses últimos anos para mostrar que temos condições de fazer uma capital de excelência para o país".
O senador, que ocupou o cargo de 2005 a 2013, assegurou que a escolha do PSDB busca continuar com a capacidade de articulação e de gestão. "Beto é o melhor projeto apresentado até agora", finalizou.
“Eu entendo que tem que mudar e ao falar em mudar há um comparativo, vou contrapor ao que está hoje acontecendo na cidade. Eu entendo que nós reunimos os melhores atributos para formar uma equipe competente para tocar uma gestão, para ter parceiros importantes no Governo Federal, Governo do Estado nas bancadas e mudar a forma de fazer gestão na cidade", disse Beto.
No final do evento, a senadora Soraya Thronicke (União Brasil) subiu ao palco para demonstrar apoio ao parlamentar, que havia terminado seu discurso.
Biografia
Humberto Rezende Pereira, o Beto Pereira, é deputado federal por Mato Grosso do Sul, bacharel em Direito e empresário. Nasceu em Campo Grande, é filho do ex-senador Valter Pereira e tataraneto do fundador da Capital, José Antônio Pereira.
Em 2004 foi eleito prefeito do município de Terenos aos 26 anos. Foi o prefeito mais jovem do Estado na época. No ano de 2008, foi reeleito com mais de 70% dos votos dos eleitores.
Em 2009, assumiu a presidência da Assomasul (Associação Sul-Mato-Grossense de Municípios). Em 2012, Beto Pereira se tornou vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios. Foi o primeiro sul-mato-grossense a assumir essa função na CNM. Beto deixou a prefeitura de Terenos com 92% de aprovação.
Em 2014 foi eleito deputado estadual com 27.182 votos. Em 2017 assumiu a presidência estadual do PSDB de Mato Grosso do Sul. Em 2018 se elegeu deputado federal com 80.500 votos. No ano de 2019 foi eleito secretário-geral do PSDB nacional.
Em 2022, foi reeleito deputado federal com 97.872 votos em Mato Grosso do Sul. Em fevereiro de 2023, foi eleito para compor a mesa diretora da Câmara dos Deputados.