Veja/PCS
ImprimirO ministro Teori Zavascki será o relator da ação que pede ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão da posse do ex-presidente Lula na Casa Civil.
A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) foi protocolada pelo PSB na manhã desta quinta-feira, instantes antes de o petista ser oficializado como o mais novo integrante do alto escalão do governo, e independe da decisão dada pela Justiça Federal de Brasília que barrou a nomeação de Lula no ministério. Como é esperado recurso ao despacho dado pelo juiz Itagiba Catta Preta, o caso, de qualquer forma, deve ser solucionado na corte superior.
A ação ingressada pelo PSB tem como base a indecorosa conversa em que a presidente Dilma Rousseff afirma que está encaminhando ao presidente Lula um "termo de posse" para ele usar "em caso de necessidade".
A avaliação é a de que a petista agilizou a nomeação de seu aliado na Casa Civil para evitar uma possível prisão dele na Lava Jato. "O Lula não assume com o compromisso de resgatar o governo, mas sim o de se proteger. Esse é o gesto", afirma o deputado Júlio Delgado (MG).