IDGNow/PCS
ImprimirA rede de cafeterias lançou um novo recurso para seu aplicativo iOS que permite certas unidades aceitarem pedidos por meio de um bot controlado por voz. No Brasil, a funcionalidade ainda não tem previsão para ser lançada no aplicativo.
O chamado Starbucks Barista usa inteligência artificial e interface de mensagens para que clientes consigam fazer seus pedidos usando comandos de voz ou texto.
Atualmente, o recurso se encontra em sua versão beta e será lançado, inicialmente, para mil usuários. A companhia planeja expandir o My Starbucks Barista para todas as unidades nos Estados Unidos ainda no segundo trimestre e informou que o recurso será liberado para aparelhos Android em breve.
“A experiência do Starbucks é construída sobre a conexão pessoal entre nosso barista e o cliente, então tudo que nós fazemos em nosso ecossistema digital deve refletir essa sensibilidade”, disse o CTO da companhia, Martin-Flickinger, em comunicado.
O vídeo de lançamento da funcionalidade apresenta o pedido para um “macchiato duplo metade descafeinado com cobertura de creme e em tamanho grande”. Aparentemente, a barista virtual consegue entender as palavras chaves, incluindo pedidos personalizados para os baristas de verdade que irão preparar o pedido. Ao confirmar o pedido, o cliente é informado sobre o tempo necessário para deixá-lo pronto para que ele, então, busque o seu café na loja escolhida.
O Starbucks também revelou o Starbucks Reorder Skill, recurso acrescentado às habilidades da assistente pessoal Alexa da Amazon. A novidade permite aos clientes que possuem os dispositivos da linha Echo realizarem pedidos de seus itens favoritos por meio de comandos de voz. Proprietários do Echo poderão simplesmente dizer: “Alexa, peça o meu Starbucks”.
Por que isso importa
Assistentes virtuais estão - seja em dispositivos móveis ou em alto-falantes inteligentes para a casa - se tornando cada vez mais inteligentes, úteis e populares.
E o Starbucks tem se mantido no topo quando o assunto são tecnologias emergentes ao adotar meios de pagamento móvel e pedidos em seus aplicativos.
Será interessante ver se depois do teste beta, o Starbucks trará essas habilidades para outras assistentes, como a Siri e Google Assistant.
No Brasil, o aplicativo do Starbucks completou um ano desde o seu lançamento. A ferramenta permite realizar o pagamento das compras feitas nas lojas, consultar saldo do Starbucks Card e recarga do mesmo, além de poder acompanhar os benefícios ganhos no programa de fidelidade My Starbucks Rewards.