Tecnologia
15/05/2012 09:00:00
Bicicleta elétrica da Audi pode ser configurada por smartphone
A Audi apresentou o protótipo da bicicleta elétrica Wörthersee, em um evento na Áustria dedicado aos fãs das principais montadoras europeias. Essa bicicleta se destaca das demais por ser capaz de ser controlada por um smartphone, além de usar recursos conectados à Internet para o seu funcionamento.
Correio do Estado/LD
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\n \n A\n Audi apresentou o protótipo da bicicleta elétrica Wörthersee, em um evento na\n Áustria dedicado aos fãs das principais montadoras europeias. Essa bicicleta se\n destaca das demais por ser capaz de ser controlada por um smartphone, além de\n usar recursos conectados à Internet para o seu funcionamento.\n \n Essa\n bicicleta elétrica da Audi possui diversas inovações técnicas, que são\n inspiradas nos diversos veículos híbridos comercializados pelos fabricantes de\n automóveis. A bicicleta é quase totalmente construída em fibra de carbono, e\n isso faz com que o seu peso total seja muito reduzido (apenas 11 kg). O pequeno\n motor da Wörthersee possui uma potência máxima de 2,3 kW (ou 3 CV de força),\n que é alimentado por uma bateria localizada na parte baixa do seu chassi capaz\n de se recarregar em apenas 2:30 horas.\n \n O\n detalhe mais chamativo dessa bicicleta elétrica é o seu sistema de controle\n eletrônico. Ele permite que o usuário ajuste algumas configurações do veículo a\n partir do seu smartphone (sem descrever qual sistema operacional é compatível\n com o recurso), oferecendo a possibilidade de ajustar detalhes como pressão das\n rodas, set-up do motor, freios, entre outras características.\n \n Além\n disso, o usuário pode bloquear/desbloquear o sistema antifurto da bicicleta,\n que deixa os seus componentes totalmente travados, dificultando a vida do\n ladrão, além de estabelecer uma conexão à Internet para transmitir o seu\n passeio em vídeo ao vivo, ou atualizar a sua página do Facebook com detalhes da\n volta ciclística do momento. Você também pode ajustar o modo de condução: puro\n (pedalando normalmente), Pedelec (com o auxílio do motor, par alcançar a\n velocidade de 80 km/h, com uma autonomia assistida de 50 a 70 km) e o modo\n eGrip (que é um mix entre o modo puro e Pedelec, com uma velocidade máxima de\n 50 km/h).\n \n Também\n é possível utilizar o motor elétrico e o seu software para realizar manobras,\n permitindo que a bicicleta regule sua inclinação baseado na habilidade do\n usuário. Com esses ajustes, é possível aumentar ou reduzir a velocidade da\n manobra, tornando a mesma mais simples ou complexa.\n \n Apesar\n de toda essa riqueza de detalhes, e todo o potencial de comercialização dessa\n bicicleta, a Audi lembra aos interessados que a Wörthersee é descrita como um\n modelo de exibição, ou seja, que não possui nenhuma previsão de lançamento para\n o consumidor final. Abaixo, vídeo de demonstração da bicicleta.\n \n \n \n \n
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