Ultimo Instante/LD
ImprimirCientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang em Cingapura anunciaram nesta quarta-feira que inventaram uma bateria de íons de lítio capaz de atingir 70% de sua capacidade em dois minutos de recarga e que dura até 20 anos, uma vida útil dez vezes maior que a atual.
“Esta descoberta tem grande impacto em todas as indústrias, especialmente para os carros elétricos, já que os consumidores têm que suportar as contínuas recargas e uma vida útil pequena das baterias”, afirmou a universidade em comunicado.
O professor Chen Xiaodong, diretor da equipe de pesquisa, disse que as novas baterias permitirão aos motoristas de carros elétricos fazer sua recarga em cinco minutos, o mesmo tempo gasto, mais ou menos, para encher o tanque de veículos movidos à gasolina.
“Além disso, essa descoberta terá outro impacto importante, pois poderemos reduzir drasticamente os resíduos tóxicos gerados pelas baterias, já que as nossas duram dez vezes mais que a geração atual”, acrescentou o professor Chen.
Os pesquisadores da universidade de Cingapura utilizaram um novo material gel de dióxido de titânio ao invés do tradicional grafite utilizado no polo negativo (ânodo) das baterias de íons de lítio.
A equipe transformou o dióxido de titânio em nanotubos, que são milhares de vezes mais finos que o cabelo humano, o que permite uma recarga muito mais rápida.
Chen comentou que uma empresa está realizando testes e que a nova bateria chegará ao mercado nos próximos dois anos.