Globo/PCS
ImprimirAconteceu. No começo da noite desta quarta-feira (3), Pokémon Go foi lançado no Brasil - e basta andar na rua por alguns minutos para encontrar pessoas ainda mais vidradas em seus celulares, caçando os monstros virtuais.
As próximas semanas (e talvez meses, se o burburinho do jogo sobreviver aqui no país) serão recheadas de histórias sobre usuários do game, screenshots da tela com piadinhas e muito, muito vício espalhado por aí. Foi pensando nisso que separamos cinco dicas para você não se tornar um imbecil na hora que encarnar Ash Ketchum e sair por aí para completar sua Pokédex.
1. Não jogue Pokémon Go
Sério. Você já parou para pensar em como essa é uma péssima ideia? É um jogo que quer te fazer gastar dinheiro com a compra de itens que não existem. Não é uma carteira, um sapato, uma gravata, um carro ou uma casa. São itens que não existem. Existem milhares de motivos para jogar Pokémon Go. Mas, no fim das contas, até nós nos rendemos a esta febre, então manda ver.
2. Quando estiver no volante, solte este maldito celular
Agora é sério: pode jogar Pokémon Go o quanto quiser, mas tenha noção que, uma vez no volante, você não é responsável apenas pela sua preciosa vida: pedestres, ciclistas e outros motoristas também estarão por perto, e você não quer precisar explicar para ninguém que "não viu aquela curva porque estava quase pegando um Rattata". Até porque o Ratatá é um Pokémon bem ruim - mas esse não é o ponto. Vai dirigir? Esqueça o celular.
3. Ao atravessar a rua, olhe para os dois lados
"Ah, agora eu não estou dirigindo. Não vai fazer mal sair por aí e caçar alguns..." Pare. Pare agora mesmo. Porque sim, por um lado você está certo: a melhor maneira de jogar Pokémon Go é sair por aí andando. Mas você sabe que ainda existem semáforos, faixas de pedestre e regras de trânsito que também se aplicam a você, não é?
Resumindo: se o Pikachu está no meio do trânsito em uma rua movimentada, é melhor ele ficar por ali. A natureza quis assim. Se ele não voltar, é porque nunca foi seu.
4. O mundo real continua perigoso
Dentro de Pokémon Go, sua maior preocupação é o servidor cair, a Pokébola falhar ou seu ginásio ser roubado. Na vida real, a coisa muda um pouco de figura e é bom tomar cuidado para não encontrar um bulbassalto ao invés do famoso Bulbassauro. O próprio game avisa, quando você abre o aplicativo, que é melhor evitar áreas consideradas perigosas.
5.Lembre-se: é só um jogo
As possibilidades da realidade aumentada são realmente incríveis - e a existência de Pokémon Go não só prova isso, como também pode impulsionar novas produções de jogos e experiências com a tecnologia. Ainda assim, lembre-se: este é só um jogo, e o mundo real continua importante, divertido e deve ser, sempre, sua maior prioridade. Jogar no celular não faz mal a ninguém, mas a vida sempre vai ser mais interessante.