IDGNow/PCS
ImprimirO mercado de publicidade digital fechou superou as expectativas em 2016, quando registrou um total de 11,8 bilhões de reais em investimentos. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 29/3, pelo IAB Brasil.
Segundo a mais nova edição da pesquisa Digital AdSpending, feita pela comScore e liderada pela IAB Brasil, esse valor representa um crescimento de 26% na temporada, bem mais do que os 12% (com um total de 10,4 bilhões de reais) previstos anteriormente pelas empresas.
O recém-empossado presidente do IAB Brasil, Cristiano Nobrega, atribuiu o bom resultado de 2016, mesmo em meio à crise econômica do país, ao fato do digital ser “um meio muito efetivo”.
O executivo destacou ainda o crescimento do segmento de vídeo, que registrou um total de 2,2 bilhões reais em investimentos, respondendo por 19% do total registrado pelo mercado de publicidade digital no país. O valor é mais do que o dobro do registrado em 2015, quando os vídeos responderam por faturamento de 1,038 bilhão de reais.
Outro segmento que cresceu na última temporada foi display e redes sociais, que aparece em seguida com um total de 3,8 bilhões de reais em investimentos, valor correspondente à 32,5% do total. Mais uma vez, o maior volume (48,5%) de verbas de publicidade digital ficou com search e classificados, que registrou 5,7 bilhões de investimentos em 2016, mais do que os 5,169 bilhões do ano anterior.
Vale notar ainda que o crescimento do segmento de mídia programática (display) no último ano, quando respondeu por 1,9 bilhão de reais, o equivalente a 16,5% do total de publicidade digital em 2016 no Brasil.
2017
Para 2017, o IAB prevê que o mercado brasileiro deve pelo menos repetir o resultado do ano passado. Ou seja, crescer 26% em relação a 2016. Com isso, o setor chegaria aos 14,8 bilhões de reais neste ano, ficando próximo de responder por um terço do bolo todo de publicidade no Brasil.