IDGNow/PCS
ImprimirO Facebook lançará em breve na Alemanha um pacote de ferramentas para combater a disseminação de notícias falsas, um problema que fez a rede social ser muito criticada nos últimos meses, especialmente por conta das eleições presidenciais dos EUA.
Segundo o Financial Times, o Facebook começará já nas próximas semanas a checar fatos e marcar com alertas as notícias falsas compartilhadas em sua plataforma na Alemanha, onde legisladores e políticos já mostraram preocupação com o problema.
Coincidência ou não, a Alemanha terá eleições nacionais no final deste ano. Por isso, nada mais interessante para a rede social do que evitar ser alvo de críticas como foi nos EUA no fim de 2016, quando o republicano Donald Trump derrotou a democrata Hillary Clinton, mesmo tendo recebido 2 milhões de votos a menos do que a sua rival.
Já disponível nos EUA, essa iniciativa do Facebook contra notícias falsas funcionará em parceria com a organização sem fins lucrativos de notícias Correctiv, sediada em Berlim.
Caso uma notícia seja determinada como falsa, o usuário será alertado sobre isso pela rede social antes de compartilhá-la. Vale notar ainda que a notícia ficará marcada como “contestada” no Facebook, além de trazer um etiqueta com uma justificativa. Por fim, esses posts aparecerão mais embaixo no Feed de Notícias do site de Mark Zuckerberg.