IDGNow/PCS
ImprimirA Flock, plataforma indiana de comunicação entre equipes, rival do Slack, chegou ao Brasil em meados de março deste ano totalmente traduzida para o português e continua a agregar novos recursos para fortalecer sua presença no mercado local.
A novidade agora é o lançamento da versão brasileira do Detector de Notícias Falsas (DNF), recurso que alerta aos usuários da Flock sobre informações falsas antes de as compartilharem em seus ambientes de mensagens corporativas. Com isso, a empresa acredita poder reduzir o risco de a desinformação influenciar a tomada de decisões corporativas e impactar negativamente as empresas no Brasil.
O Detector de Notícias Falsas identifica e sinaliza o conteúdo de mais de 600 fontes globais consideradas enganosas, não verificadas ou falsas quando os usuários compartilham informações na plataforma Flock. No Brasil, a companhia incluiu na lista 17 importantes sites geradores de notícias falsas e enganosas que foram identificados pelo estudo realizado pela Associação de Especialistas em Políticas Públicas de São Paulo (APPSSP).
"O Brasil, como qualquer outro país bem conectado, é suscetível a notícias falsas", afirma Bhavin Turakhia, CEO da Flock. "Sabemos que boas decisões são baseadas em informações confiáveis; no entanto, os funcionários em qualquer lugar do mundo, raramente têm tempo para validar cada informação que recebem. Infelizmente, desinformação gera desinformação, e uma pequena notícia não confiável pode facilmente se espalhar como um incêndio em uma organização inteira e além”.
Mercado potencial
A Flock foi criada na India há dois anos e no ano passado entrou no mercado norte-americano, além de ter sido traduzida também para russo e espanhol. Em março de 2017 ela foi lançada oficialmente no Brasil com versões em português para Windows, Mac, iOS e Android. Criada e financiada pelo multibilionário empresário indiano Bhavin Turakhia, a empresa tem dois anos e é totalmente auto-financiada.
A plataforma permite criar conversas individuais e em grupo, fazer videoconferências, compartilhar arquivos e tela e manter um diretório de equipe. Atualmente, mais de 25.000 empresas em todo o mundo adotaram o Flock, incluindo a Whirlpool, Ricoh, Victorinox e Tim Hortons.
“Flock ajudou as equipes a melhorarem a colaboração, a eficiência e a produtividade em 30%. Flock também aumenta a transparência no trabalho, e reduz o desperdício de e-mails e reuniões em pessoa em 50%", afirma Turakhia.
O crescimento do trabalho remoto no Brasil e o interesse crescente das empresas brasileiras em ferramentas para colaboração são, segundo a Flock, indicativos do potencial do mercado para a companhia e motivaram a tradução completa da plataforma para o português."Entrevistamos profissionais das principais economias no mundo, incluindo o Brasil, e quase 80% deles disseram estar mais confortáveis usando um software em sua língua nativa", diz Turakhia.
"Definitivamente planejamos abrir um escritório no Brasil e vamos construir nossa equipe aqui neste ano. Dado ao dimensão e sofisticação tecnológica, o Brasil é um mercado prioritário para nós. Estamos com grandes expectativas de crescimento no mercado. Flock já está presente nos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha e Russia com quase 60 mil equipes criadas e 1.600 sendo adicionadas cada semana. Esperamos que o Brasil apresente crescimento semelhante", diz o executivo
Flock é atualmente gratuito para usuários ilimitados, com planos de atualização a partir de US$ 3 por usuário por mês, oferecendo acesso a espaço em disco adicional e recursos premium. Para obter mais informações sobre recursos e especificações, visite o site https://www.flock.co/br/