O Globo/PCS
ImprimirConsiderado o organismo que regula mundialmente a internet, a Corporação de Atribuição de Nomes e Números na Internet (Icann, na sigla em inglês), foi vítima de um ataque hacker, conforme divulgado pela própria ONG essa semana. Os criminosos teriam conseguido acesso a contas de e-mail de colaboradores e informações pessoais, como telefone e endereço postal.
O Icann é responsável por gerenciar a atribuição de números IPs e domínios de internet.
"Nós acreditamos que um ataque 'phishing' foi iniciado no final de novembro passado. Ele envolveu mensagens de e-mail que foram criadas para parecer que tiveram origem em nossos domínios, e foram enviadas a membros da nossa equipe. O ataque resultou no comprometimento de credenciais de e-mail de vários de nossos funcionários", afirmou um comunicado da entidade emitido na última terça-feira.
No ataque, também foram comprometidos sistemas referentes à enciclopédia wiki da organização, um de seus portais de informação, e o seu blog. Os criminosos ainda tiveram acesso a servidores onde são armazenados arquivos com nomes de domínio, e-mails e senhas.
Os responsáveis pela invasão ainda não foram identificados, mas, de acordo com o portal ZDNet, as informações comprometidas podem ser usadas para planejar novos ataques contra empresas que gerenciam domínios da internet.