PCWorld/PCS
ImprimirOs usuários do Chrome já podiam adicionar atalhos na tela inicial para os seus sites favoritos há anos, o que permitia que “pulassem” para uma página sem precisar navegar na pasta de Favoritos, por exemplo. Mas sempre foi apenas isso: links especiais. Com o mais novo beta do Chrome, o Google quer que eles sejam algo a mais.
Chamado de Progressive Web Apps, esses novos aplicativos prometem oferecer o melhor dos dois mundos, permitindo que os usuários experimentem o poder de um app da Google Play Store sem precisar passar pelo processo de download ou update. “Ele carrega rapidamente, mesmo em conexões instáveis, envia notificações relevantes, possui um ícone na tela inicial, e é carregado como uma experiência de alto nível com a tela cheia”, informa o Google.
O conceito já existe desde 2015, mas só agora que ficou disponível em uma versão beta do Chrome para Android. O funcionamento da novidade é simples: quando você visita um Progressive Web App, poderá salvá-lo na tela inicial como já podia antes (por meio de uma nova opção Adicionar Atalho), com a exceção de que não será apenas um link especial. Ele aparecerá na sua “estante” de aplicativos juntamente com tudo mais que você baixou pela Play Store, e funcionará de maneira igual a um aplicativo nativo, com as mesmas configurações, notificações e assinaturas que você encontraria em um aplicativo da Play Store.
E você tecnicamente não os roda no Chrome. Uma vez instalados, os Progressive Web Apps serão abertos de forma independente do navegador e funcionam mesmo quando você estiver sem conexão com a Internet. As atualizações são feitas de maneira silenciosa em segundo plano, eles escalam em qualquer tela e, mais importante de tudo, realmente se parecem com um aplicativo nativo.
“Esse novo recurso Add to Home Screen é mais um passo na nossa jornada para empoderar os desenvolvedores para criarem a melhor experiência possível para os usuários, e estamos comprometidos em assegurar que os mesmos mecanismos para instalação dos Progressive Web Apps estejam disponíveis em todos os navegadores no Android.”
Esse pode ser o futuro
Os apps no Android estão mudando. Há algumas semanas, o Google começou a testar os novos Instant Apps que permitem aos usuários interagirem com os aplicativos sem precisar baixá-los na Play Store. Mas os Progressive Web Apps levam esse conceito um passo além. Não apenas eles eliminam a necessidade da Play Store como intermediária como permitem que os desenvolvedores criem apps poderosos diretamente no Chrome e os entreguem sem exigir downloads e updates, ou preocupações sobre compatibilidade.
Os apps nativos nos serviram bem (e provavelmente continuarão por mais alguns bons anos), mas o Google já está pensando além da implementação atual de apps para um futuro em que tudo seja instantâneo e conectado.