Quarta-Feira, 2 de Abril de 2025
Turismo
11/02/2025 13:21:00
Ecoturismo é a segunda opção favorita de viagem para brasileiros em 2025
Bonito-Jardim-Bodoquena é a principal rota de ecoturismo do Brasil

CE/PCS

Imprimir
Lagoa Misteriosa, em Bonito (MS) (Foto: Divulgação/Lagoa Misteriosa)

Pesquisa realizada pela Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados, encomendada pelo Ministério do Turismo, aponta que ecoturismo/natureza (29%) é a segunda opção favorita de viagem para brasileiros em 2025.

Perde apenas para a famosa e badalada praia (53%). Empatados na terceira posição, estão atrações históricas/culturais (16%) e de saúde/bem-estar (16%). Em seguida, vem turismo religioso/espiritual (12%) e viagens com foco em gastronomia (12%).

A pesquisa ainda mostrou que 33% dos entrevistados viajam uma vez ao ano, 22% de duas a três vezes e 6% viajam quatro vezes ou mais.

Ecoturismo é o turismo que respeita e preserva o meio ambiente, promovendo a conservação, educação ambiental e turismo ecológico.

É caracterizado por promover o contato do ser humano com a natureza em uma viagem. Está fundamentado nos conceitos de preservação, educação, proteção, conservação e sustentabilidade.

A tríade Bonito-Bodoquena-Jardim é um dos principais e mais procurados destinos de ecoturismo do Brasil.

Os passeios de ecoturismo presentes em Bonito/Jardim/Bodoquena são:

Flutuação - Rio da Prata, Rio Sucuri, Barra do Sucuri e Aquário Natural
Mergulho - Lagoa Misteriosa, Rio Formoso e Abismo Anhumas
Trilhas - Estância Mimosa, Boca da Onça, Gruta do Lago Azul, Serra da Bodoquena, Boiadeira, Ceita Corê
Grutas – Lago Azul, Mimoso, São Miguel, entre outros
Observação de aves - Buraco das Araras

Bonito foi eleito diversas vezes como o melhor destino de ecoturismo do Brasil pela revista Viagem e Turismo - Editoria Abril.

Além se ser prestigiado nacionalmente, Bonito (MS) também foi reconhecido, a nível mundial, como um dos melhores destinos de ecoturismo/turismo sustentável do mundo.

Em 2013, recebeu o prêmio Responsible Tourism Awards (Melhor Destino de Turismo Responsável do Mundo, em português) durante o World Travel Market (WTM), sediado em Londres, um dos mais expressivos eventos de turismo mundial.

"A região de Bonito Serra da Bodoquena é um dos melhores destinos de ecoturismo do país pelas boas práticas adotadas pelo destino e pela capacidade que ele tem de manter a conservação dos seus atrativos naturais, com controle de capacidade de carga e o SGS (Sistema de Gestão de Segurança), por exemplo", destacou o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS (Fundtur-MS), Bruno Wendling, em entrevista exclusiva ao Correio do Estado, em 2023.

Outros destinos de ecoturismo prestigiados no Brasil são Chapada dos Veadeiros (GO), Fernando de Noronha (PE) e Jalapão (TO).

PASSEIOS

Bonito-Bodoquena-Jardim possuem diversos passeios para todas as idades, gostos e bolsos.

A cidade possui rios de águas cristalinas, cavernas/grutas secas e alagadas, cachoeiras, trilhas, balneários, observatórios naturais, flutuação e mergulho em rios, praias de água doce, boia cross e aquários.

Os passeios variam de R$90,00 a R$1.900,00.

Gruta do Lago Azul - cartão postal da cidade
Grutas de São Miguel
Grita São Mateus
Gruta Catedral
Gruta do Mimoso 
Abismo Anhumas
Nascente Azul
Lagoa Misteriosa
Rio Sucuri
Rio da Prata Recanto Ecológico
Rio Formoso
Aquário Natural
Estância Mimosa
Boca da Onça
Cachoeiras da Serra da Bodoquena
Balneário do Sol
Balneário Bosque das Águas
Balneário Municipal
Eco Park Porto da Ilha
Eco Serrana Park
Recanto das Águas
Cânion do Rio Salobra
Fazenda Ceita Corê
Buraco das Araras
Buraco do Macaco
Praia da Figueira
Projeto Jiboia
Biopark

BONITO

Bonito é o principal destino turístico de Mato Grosso do Sul. A cidade é conhecida popularmente como Capital do Ecoturismo.

Está localizada na região sudoeste de Mato Grosso do Sul, a 297 quilômetros de Campo Grande. Foi fundada em 2 de outubro de 1948 e completará 77 anos em 2025.

De acordo com dados divulgados pela Prefeitura Municipal de Bonito, a área territorial do município é de 5.378,939 km². As principais atividades econômicas da região são turismo e agropecuária.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE - 2022), a cidade tem 23.659 habitantes.

O município recebeu esse nome por herança da Fazenda Rincão Bonito, de onde o distrito foi desmembrado.

Foi fundada em 1927 e com a criação do território Federal de Ponta Porã, pelo Decreto-Lei nº 5.839, de 21 de setembro de 1943, é lhe anexado como Distrito de Paz de Miranda.

Mas, tornou-se município apenas em 2 de outubro de 1948, ainda pertencente ao estado de Mato Grosso. Em 1977, o município passou a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul, após divisão do território.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias