Exame/PCS
ImprimirCom chegada às lojas dos Estados Unidos em setembro de 1966, o Chevrolet Camaro está prestes a completar 50 anos de história, dividida em seis gerações.
Lançado para rivalizar com o Ford Mustang, o Camaro mal chegou e já emplacou mais de 200.000 unidades em seu primeiro ano de venda. Com isso, se estabeleceu como um sucesso imediato nos Estados Unidos, sendo até hoje símbolo da cultura norte-americana.
Sexta Geração: 2016
Apresentada em maio do ano passado, a atual e sexta geração do Camaro manteve o desenho retrô, mas com um toque de modernidade. A plataforma mais leve e a adoção de novos motores fez com que o Camaro tenha levado novamente o prêmio de carro do ano de 2016 pela revista americana Motor Trend.
Previstos para 2017, o pacote de performance 1LE e a versão ZL1 estrearão com maior potência. O ZL1 será impulsionado por um V8 6.2 supercharger de 649 cv e uma inédita transmissão automática de 10 velocidades.
A evolução (e involução) dos motores que equiparam o Camaro
Desde quando foi lançado há 50 anos, a potência do Camaro teve alto e baixos. Prova disso foi a variação de potência ao longo de cinco décadas, que variou de 89 cavalos a uma potência máxima de 588 cv - sem contar a nova geração o ZL1 de 649 cv que ainda não foi lançada.