Motorpress/PCS
ImprimirA Nissan resolveu bombar o Kicks, novo SUV/crossover compacto com apresentação mundial marcada para 3 de maio, nas redes sociais já a partir do último sábado (23). Foram postadas imagens do modelo durante o que parecia ser uma sessão de fotos e/ou gravação publicitária no Rio de Janeiro, com participações do jogador de vôlei Giba e da atriz Giovanna Lancellotti (ela aparece em algumas das fotos abaixo).
Várias imagens do Kicks no cenário carioca estão sendo carregadas num hotsite oficial da Nissan para o modelo, além de aparecerem em perfis do Instagram (de modo geral, catalogadas como #nissankicks). Elas mostram um carro muitíssimo parecido com o protótipo exibido no último Salão de São Paulo, em 2014. Até mesmo o teto em cor diferente da carroceria (no caso, laranja e cinza chumbo) vai ser mantido no modelo de produção.
A grade dianteira do Kicks real ficou mais agressiva que no conceito, onde tinha barras horizontais lisas -- no carro de verdade elas têm perfurações, que garantem um visual mais cross ao SUV (que, naturalmente, terá como principal foco o uso urbano).
É possível notar ainda a semelhança da traseira do novo modelo com a do Juke, crossover compacto de enorme sucesso na Europa. Até o início da madrugada desta segunda-feira (25), não havia sido publicada nenhuma foto do interior do Kicks.
O modelo deve estrear nas lojas na época das Olimpíadas do Rio de Janeiro (agosto), evento que tem a Nissan como um dos principais patrocinadores. Para garantir o estoque, a montadora vai importar do México um primeiro lote do SUV, que depois passará a ser feito na fábrica de Resende (RJ).
A Nissan ainda não fala em trem-de-força, mas é certo que uma das versões terá o 1.6 de 111 cv (etanol) com opção de câmbio CVT (continuamente variável) XTronic que acaba de ser anunciado para o sedã Versa.
O Kicks entrará numa disputa que envolve, entre outros modelos, Jeep Renegade, Honda HR-V, Ford EcoSport e Renault Duster. Alguns estão mais para crossover, outros para utilitário esporte.
Veremos como a Nissan vai posicionar o modelo -- mas, pelo cenário das fotos da campanha inicial, a proposta vai ser a óbvia: carro jovem, versátil e robusto para o dia-a-dia e o lazer da classe média urbana. Aguardemos.